O PAPA GREGÓRIO IX OS GATOS E A INQUISIÇÃO – PARTE II

postado em: Catequese | 0

O Papa Gregório IX é dos grandes nomes citados na história da Inquisição. E por este motivo há grandes fantasias relacionadas ao seu Papado.

Esta catequese sobre a Inquisição não trás todos os aspectos que envolve este acontecimento histórico. No entanto o conteúdo abordado, busca mostrar o quanto muitos de nós acreditamos em fatos que não existiram.

Inimigos da Igreja concentraram esforços para criar uma mentalidade anticatólica e conseguiram. Até mesmo no meio católico existem aqueles que ainda defendem que a Igreja teve um período negro. Isso, não é verdade.

Acredite, você irá encontrar leigos, religiosos e até mesmo padres, que por uma má formação, repetem as mesmas estórias. E como a maior parte da nossa população católica é acomodada, acreditamos.

mentiras sobre o papa gregorio

O PAPA GREGÓRIO IX E OS GATOS

Existem uma centenas de mentiras e contradições que envolvem a Inquisição. Um dos grandes problemas quando se fala dos tribunais eclesiásticos da Idade Média, é querer enxergá-los com a mentalidade atual, um grande equivoco.

Como já não bastasse os preconceitos implantados no ensino educacional sobre a Inquisição, as mentiras criadas tornam o entendimento deste período ainda mais desfocado.

E uma destas, entre outras mentiras, envolve o Papa Gregório IX. Você ainda pode verificar o quanto os meios de comunicação anticatólicos, investem em propagandas, em falsas informações para denegris a imagem da Igreja.

A mentira envolve a Inquisição e consequentemente o Gregório IX, o pior é que em sites e revistas de alta circulação e que acabam ganhando prestígio das pessoas, por atribuírem um peso intelectual a elas.

GREGÓRIO IX ORDENA A EXTINÇÃO DOS FELINOS

A lenda que circula é que o Sumo Pontífice teria mandado exterminar os gatos, por superstição, e com isso acarretou a expansão da peste negra.

Você pode encontrar este falso acontecimento em revistas “renomadas” como por exemplo a Galileu. A imagem abaixo mostra a façanha mentirosa sendo propagada.

Papa Gregório IX e a mentira dos fatos pretos, felinos que foram exterminados pela inquisição

Para que a fantasiosa lenda tome corpo de verdade, os malandros dizem que o Papa Gregório IX teria criado uma Bula promulgando a ordem de extermínio. E a Bula seria a “Vox in Roma“.

A mentira quer atribuir ao Papa a prerrogativa de um agente supersticioso, inclusive contrariando a própria fé católica. Na marcação que está na imagem você pode perceber.

O problema é que não existe uma Bula Papal promulgada por Gregório IX com este nome, logo abaixo você pode conferir as Bulas que Gregório IX:

  1. Parens Scientiarum (1231)
  2. Ille humani generis (1232)
  3. Etsi Judaeorum (1233)
  4. Licet ad capiendos (1233)
  5. Si vera sunt (1239)

Não há uma precisão clara sobre a origem desta fantasiosa estória relacionada ao Papa Gregório IX. Em busca de literatura histórica séria não há nenhum registro sobre este fato.

Aqui você também poderá encontrar outras postagens que irá gostar:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Clique aqui e receba também as atualizações do blog semanalmente, assine. Um grande abraço.

Aqui você pode confirmar o falso conteúdo propagado pela revista Galileu sobre o Papa Gregório e os gatos.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta