PORQUE JESUS ESCOLHEU PÃO E VINHO PARA A EUCARISTIA

postado em: Catequese | 0

O Pão e Vinho são os elementos principais para a celebração da Santa Missa. Sem o Pão e sem o Vinho não se pode celebrar a Eucaristia.

Sabemos que a Eucaristia é o ponto máximo da celebração, o Pão e Vinho são ofertados para assim tornarem-se Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

É na Santa Missa que Jesus se faz presente integralmente para todos e em todos nós. Não há outro sacrifício que possa ser tão sublime e perfeito quanto a Eucaristia.

o pao e vinho frutos do trabalho do homem

PÃO E VINHO PARA A EUCARISTIA

Já no Antigo Testamento encontramos o Rei Melquisedeque oferecendo Pão e Vinho: Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, mandou trazer pão e vinho, e abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e terra!” (Gn 19, 18-19)

Já sabemos que o ofertório de Melquisedeque faz alusão ao ofertório que mais tarde Jesus entregará aos seus discípulos (S Lc. 22, 19-20).

Também sabemos da real presença de Jesus Cristo em ambas espécies do Pão e do Vinho após a consagração em cada Santa Missa.

Embora saibamos da realidade da Eucaristia, o Pão e o Vinho podem nos levar a outras observações. O Pão, assim como o Vinho, não são elementos encontrados na natureza, mas sim transformados.

As duas espécies destinadas para o ofertório e posteriormente para a consagração, são frutos do trabalho do homem. E por ele transformados.

Isso quer dizer que, de alguma forma, o homem irá também participar deste SANTO SACRIFÍCIO que é a Eucaristia por meio do seu trabalho.

O Pão por exemplo, é feito de trigo, e são MUITOS GRÃOS de trigo. Os grãos que representa cada um de nós, serão triturados e transformados em farinha, para dai se fazer a massa.

Da mesma forma é o Vinho, que serão esmagados, vertendo seu sumo, se tornando um único elemento que veio de muitas uvas.

Portanto assim como o trigo feito Pão e a uva feito o Vinho, já não se separam mais, tornam-se um único elemento, que ambos vieram de muitos. Em Cristo somos então um só corpo (Romanos 12, 5).

ORAÇÃO EUCARÍSTICA SOBRE O PÃO E O VINHO

Repare que na Liturgia de apresentação dos dons (Pão e o Vinho), o sacerdote faz por vezes a seguinte oração sobre o Pão:

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,
pelo pão que recebemos da vossa bondade,
fruto da terra e do trabalho do homem,
que hoje Vos apresentamos
e que para nós se vai tornar Pão da vida.

Posteriormente o Sacerdote, também reza sobre o Vinho:

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,
pelo vinho que recebemos da vossa bondade,
fruto da videira e do trabalho do homem,
que hoje Vos apresentamos
e que para nós se vai tornar Vinho da salvação.
Que nós possamos cada vez mais, sermos como o Pão e Vinho, vinculado ao amor e sacrífico de Cristo em seu altar. Com Ele, Cristo, sejamos sempre uma só carne.
Nosso corpo unido ao corpo de Cristo, adquire um princípio de imortalidade, porque se une ao Imortal

Escolha também outras postagens que você poderá gostar:

Obrigado por sua visita. Você pode deixar seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões, é importante. Assine também o blog e receba as atualizações em seu e-mail.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta