MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO NA CONFERÊNCIA DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO

postado em: Catequese | 0

O Papa Francisco participou da Conferencia da Congregação para o Clero deixando mensagens de desafio e motivação. Os padres devem ser bem formados e viver na graça do Oleiro.

A Igreja necessita de bons padres, daqueles que nos fazem querer cada vez mais nos aproximar de Jesus e da sua Cruz. Um padre bem formado entende o povo que Deus lhe confiou e o guia.

No Brasil e em quase todo o mundo, chamamos o SACERDOTE ou PRESBÍTERO de PADRE e padre quer dizer PAI. Um pai que sabe dizer o SIM e o NÃO.

Um padre bem formado pode fazer toda a diferença para uma comunidade. E esta diferença reflete na catequese, nas famílias, nas pastorais e em toda a comunidade.

mensagem do papa francisco para os padres do clero

MENSAGEM DO PAPA AO CLERO

A mensagem do Papa Francisco aos conferencista ressoa como um pedido, como um apelo e também como um alerta. Sua mensagem possui um grande peso.

Em sua mensagem o Papa fala sobre a formação que exige muito mais que uma interação social entre a comunidade. A formação é gerada pelo próprio clero e também por aqueles a quem o for confiado:

Cada um de nós, sacerdotes, é chamado a colaborar com o Oleiro divino. Não somos somente argila, mas colaboradores do Oleiro, da sua graça. Na formação sacerdotal podemos reconhecer pelo menos três protagonistas, que se encontram na olaria: nós mesmos, os formadores e os Bispos e o Povo de Deus”.

Toda vez que uma mensagem do Papa é direcionada ao Clero, percebemos sua preocupação com relação a formação e com o cuidado com as pessoas.

Em maio do ano passado o Papa diz na Assembleia da CEI (Conferência Episcopal Italiana) dizendo que: “A formação do Clero e permanente em 3 grandes dimensões, o Senhor, a Igreja e ao Reino“.

QUESTIONAMENTOS DO SANTO PADRE PARA O CLERO

Em sua mensagem o Papa ainda faz alguns questionamentos para o Clero, questionamentos estes que busca assegurar as vias sacerdotais, veja:

Que tipo de padre quero ser? Um padre tranquilo e assegurado em suas comodidades ou um discípulo missionário, que trabalha pelo Mestre e pelo Povo de Deus? Um padre cômodo em seu bem estar ou um discípulo a caminho?

O comodismo não é bom para ninguém, não é bom para os catequistas, para a comunidade e muito menos para nossos padres, que também necessitam de nós.

Diante destes questionamentos levantados pelo Papa, devemos nós também, ajudar nossos padres em seu exercício sacerdotal. Rezando por eles.

papa francisco fala com o clero

Você também poderá gostar destas outras postagens:

Obrigado por sua visita. Deixe logo abaixo nos comentários suas considerações, suas sugestões e críticas. Assine também o Blog e receba as atualizações em seu e-mail. Um grande abraço.

Você pode ver aqui mais sobre a mensagem do Papa na Conferência para o Clero. Aqui você pode ver mais detalhes sobre a mensagem do Papa na Conferência Episcopal Italiana.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta