CATEQUISTA VOCÊ SABE O QUE É UM DOGMA

postado em: Catequese | 2

É comum lermos em livros ou ouvirmos em nossas formações a palavra dogma. Mas ao nos depararmos com este assunto, parece que estamos falando de uma imposição ou de um peso obrigados a crer ou a carregar.

Por estes e outros motivos é necessário que tenhamos algum esclarecimento para não deixarmos este tema só no campo na imaginação ou especulação.

DOGMA VERDADE DE FÉ

igreja catolica e dogma

Um dogma é uma verdade de Fé, revelada por Deus, manifestada e ensinada na Igreja. A palavra dogma, δόγμα, tem origem grega e quer dizer algo como “decreto” ou mesmo “o que se pensa é verdade“.

Uma proclamação dogmática na verdade expressa de forma jurídica aquilo que basicamente já se acreditava como verdade. A proclamação de uma verdade de Fé acaba com a discussão sobre o assunto.

O Magistério da Igreja não pode errar, desta forma não pode ensinar algo que não seja verdade. No entanto sempre houve discussões sobre vários aspectos doutrinais.

Para que se findasse as discussões sobre doutrina e Fé, evitando confusões na catequese de sempre. Portanto quando um dogma é proclamado, é seguro de se crer a AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO no decreto que foi proclamado como VERDADEIRO.

Todos nós temos a obrigação de confiar e crer na Igreja naquilo que ela nos ensina. O dogma não é uma imposição irracional, é uma afirmação verdadeira sobre um fundamento da Fé.

A IGREJA ENSINA A VERDADE

A Igreja tem a autoridade de Pedro na pessoa do Papa e nos Bispos em comunhão com ele. Os pastores da Igreja compõem a luz da Sagrada Tradição e da Sagrada Escritura o Magistério.

No Catecismo da Igreja no parágrafo 88, podemos ler:

88. O Magistério da Igreja faz pleno uso da autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando propõe, dum modo que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, verdades contidas na Revelação divina ou quando propõe, de modo definitivo, verdades que tenham com elas um nexo necessário.

A Igreja, assistida pelo Espirito Santo, é infalível ou seja não erra quando nos ensina sobre MORAL e . No total há 43 dogmas proclamados, entre eles há:

  1. Tudo o que existe foi criado por Deus a partir do Nada – Deus é o criador de tudo
  2. Imaculada Conceição e Virgindade Perpétua de Maria – Maria foi preservada do pecado original e permaneceu virgem
  3. A Assunção de Maria – Maria foi levada para o Céu

Você também pode ver outras postagens aqui no blog:

Deixe seu comentário logo abaixo com suas criticas e sugestões. Receba também as atualizações em em seu e-mail. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

2 Responses

Deixe uma resposta