CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

O TRONO DO PAPA E POR QUE A CRUZ ESTÁ INVERTIDA

A Igreja possui mais de dois mil anos, desde sua fundação e continuidade por meio dos Apóstolos, o que mais a Igreja enfrentou foi calúnias e mentiras.

Além das calúnias criadas ao longo dos séculos, com a progressão do protestantismo, a desinformação também trouxe inúmeros conflitos.

Católicos desinformados são surpreendidos por todos os tipos de ataques. Não sabendo se defenderem, vários católicos acabam se deixando levar por falsos argumentos e interpretações equivocadas.

O PAPA E O TRONO

Sim, é verdade o Papa tem um trono e é dele por direito. Se você é um católico desinformado, entenda o seguinte, o Papa é um MONARCA, é um governante. E o mais interessante é que geralmente as monarquias são hereditárias, passando de pai para filho. No caso do Papa é eletivo.

O Papa que é Bispo de Roma, é eleito pelo colégio dos cardeais, após sua eleição, ele assume o papel, de chefe da Igreja Universal e também do Vaticano.

A coroação Papa remonta o século XII, no entanto a prática da coroação acabou caindo em desuso e o último a ser coroado foi o Papa Paulo VI em 1963.

Porém não é o uso da coroa que faz do Bispo de Roma ser um monarca e sim, sua eleição. Além da coroa, o trono também faz parte de um símbolo de governança monárquica.

As implicações com relação ao trono, inicialmente começaram com o pontificado de João Paulo II. Posteriormente as implicações se destinaram a Bento XVI.

A CRUZ INVERTIDA NO TRONO DE JOÃO PAULO II

Nosso querido São João Paulo II foi alvo e ataques de protestantes desinformados. Acusaram a Igreja de usar símbolo satanista. Isto pelo fato de haver um CRUZ INVERTIDA no trono de João Paulo II.

Trono do Papa e a Cruz invertida

Ao se depararem com esta imagem muitos evangélicos (os protestantes) iniciaram uma série e ataques contra a Igreja, sem nenhum conhecimento prévio. A acusação é que a cruz invertida ou de ponta-cabeça é um simbolo satanista.

Bem, na verdade esta alegação com relação da cruz de ponta-cabeça ser satânica está no senso comum, possivelmente por representar o “contrário” que a Cruz de Cristo de fato representa, a RESSURREIÇÃO.

Bom, deixando esta estória sobre o simbolo satânico de lado, pensemos na Cruz Invertida do trono Papal de João Paulo II. Vamos partir do seguinte princípio, quem é o Papa senão o SUCESSOR DE PEDRO?

Todo e qualquer um, eleito Papa é sucessor direto de Pedro, o primeiro chefe de toda a Igreja Universal. Pedro foi o primeiro Papa.

E é por este motivo que a Cruz Invertida, neste caso, é um símbolo cristão. Os sucessores de Pedro, assumem seu trono. A Cruz Invertida simboliza o Trono de Pedro, fazendo referência à morte de Pedro.

Pedro, conforme a Sagrada Tradição, também morreu crucificado. No entanto, Pedro, considerando ser indigno de morrer da mesma forma que Cristo, pediu que sua cruz fosse posta de ponta-cabeça, dai a origem da Cruz Invertida no Trono de João Paulo II.

Um dos principais relatos sobre a morte de Pedro, encontra-se nos escritos de Origenes, no século III. Origenes foi um dos grandes escritores da Igreja Primitiva. Diz ele: Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve fosse crucificado de cabeça para baixo” (Orígenes [séc.III], Com. in Genes. 3).

Crussificação de Pedro

Estudando um pouquinho a origem do Cristianismo podemos evitar de falar muitas bobagens sobre nossa própria fé. A Igreja Primitiva contém quase todo o contexto histórico das raízes da Fé Católica.

O TRONO DE OURO DO PAPA BENTO XVI

Esta é mais uma calúnia contra a Igreja Católica. A mentira sobre o trono de outros surgiu no pontificado de Bento XVI. Lembre-se, o Papa é um monarca, chefe de estado do Vaticano e líder universal da Igreja. Sentar em um trono é representar sua posição de investidura.

papa usa trono de ouro, sera verdade
Está ai mais um lorota, o trono feito de ouro do Papa. Esta mentira que circulou no pontificado de Bento XVI quis alardar de que a Igreja Católica é uma instituição rica e não liga para os pobres e necessitados.

Primeiro, falemos do trono. O trono é feito de MADEIRA e é revestido por uma pintura dourada de BRONZE e não de ouro, como querem os caluniadores.

O responsável por esta obra de arte foi Gian Lorenzo Bernini, o maior escultor do século XVII e arquiteto, em 1657 começou o Trono de São Pedro e terminou em 1666.

Gian Lorenzo Bernini escultor e arquiteto fez o trono de são pedro
Desmistificando a lorota sobre o trono Papal, vamos então a segunda alegação de que a Igreja é alheia a pobreza. Vamos colocar uma coisa na cabeça, a Igreja é a instituição mais caritativa do mundo. E a Igreja sempre desenvolveu trabalhos de ajuda e promoção humana.

O site do Vaticano desde o ano de 1999 uma relação das ajudas que o Papa concede. Logo abaixo você pode conferir uma relação de doações concedidas para caridade.

O valores apresentados estão em dólares e na terceira coluna é listado o número de países que receberam ajudas do Vaticano.

relacoes das doacoes do vaticano
Você pode conferir uma relação mais completa das ajudas concedidas pela Igreja em outras áreas. Veja aqui neste link direto para o site do vaticano.

Você também pode conferir outras postagens aqui do blog:

Obrigado por sua visita. Deixe logo abaixo seu comentário com suas críticas e sugestões. Assine nossa lista para receber as atualizações semanalmente em seu e-mail. Um grande abraço.

Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou católico e amo a Igreja. Gosto de teologia e me interesso por catequese de adultos.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

4 Comentários

  1. Andre Luis disse:

    Olá Marcelo, li todo o conteúdo acima e gostaria de saber, sua opinião com a seguinte relação, por favor, se não quiser responder fique a vontade ok? Você considera o Papa, rei e sacerdote? Um abraço e que o Senhor Jesus abençoe seu lar!

    • Olá André Luis, muito obrigado por seu comentário. Você me pergunta se eu considero o Papa como Rei e Sacerdote. André em primeiro lugar preciso lhe dizer que eu não posso achar nada fora daquilo que a Igreja ensina. Logo presumo que você não seja católico.
      Falemos sobre o Papa. O Papa é um chefe de estado é um monarca de um território, reconhecido mundialmente, o Vaticano. Seu governo é vitalicio. Isto me refiro no aspecto temporal.

      Além do aspecto temporal, há o espiritual. O Papa é líder espiritual, visível aqui na terra, para governar a Igreja de Cristo, permanecendo-a em unidade. O Papa por ter o sacramento da Ordem, como presbiterato e episcopado, logo é sim sacerdote da Igreja de Cristo.

      Mas na verdade Andre, você quer saber se eu estou dando o lugar de Cristo ao Papa. Bem, é claro que não e a Igreja nunca fez isso. Por outro lado, caro Andre, em Ap 5,10 está escrito “..”e deles fizeste para nosso Deus um reino de sacerdotes, que reinam sobre a terra.”

      Por conseguinte, todos aqueles que foram resgatados pelo sangue do cordeiro formam o reino de sacerdotes, que reinam sobre a terra, só pode reinar, quem é rei. Um grande paradoxo não é? Como é bonita a eclesiologia não acha Andre.

      Feliz Natal
      VIVA O CRISTO REI

  2. Mariza Duarte Silveira disse:

    Oi, Marcelo! Você pode me dizer se pode usar partículas (significa Não consagrada) para fazer lembranças de primeira comunhão???

    • Olá Mariza, tudo bom? Muito obrigado por sua pergunta!! Mariza, em tempos onde os elementos sagrados da Igreja sofrem vilipendio, eu não recomendaria.

      Embora as partículas possam ser manuseadas, também é importante, mesmo na catequese aprendermos a ter zelo, pelo pão que se tornará o Corpo de Nosso Senhor.

      Outro problema é que as partículas em geral são muito frágeis, se desfazem muito fácil e também em contato com a umidade emboloram muito fácil. Você pode substituir por cartolina ou mesmo por finas folhas de isopor.

      Nas minhas catequeses eu sempre levo alguma partícula para os catequizandos verem como é e até sentir o gosto, mas já dizendo que o gosto é bem simples, pois é feito de farinha e água. No entanto é sempre bom frisar, que quando consagrado, mesmo com o gosto de farinha é o Corpo de Nosso Senhor.

      Bem, espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida deixe seu recado sempre que quiser. Um abraço.