CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA KYRIE ELEISON CANTADA NA MISSA

Kyrie Eleison é uma das músicas mais cantadas nas celebrações Eucarísticas. Seu significado é bastante evidente, já que é cantado em um momento oportuno na Santa Missa.

As palavras que usamos na nossa Liturgia sempre possuem suas raízes no grego, hebraico e também no latim. Gosto sempre de falar sobre este assunto, pois sempre estamos repetindo estas palavras e não sabemos seu significado.

kyrie eleison cantado no ato penitencial na santa missa

KYRIE ELEISON – PERDÃO SENHOR

Existem vários cantos Litúrgicos em que dizemos as palavras Kyrie Eleison, e sua expressão está intimamente ligada ao momento de pedido de perdão (Ato Penitencial) na Santa Missa.

Veja abaixo uma das músicas mais cantadas em nossas Liturgias:

SENHOR QUE VIESTE SALVAR
OS CORAÇÕES ARREPENDIDOS.

KYRIE ELEISON, ELEISON, ELEISON!
KYRIE ELEISON, ELEISON, ELEISON!

O CRISTO QUE VIESTE CHAMAR
OS PECADORES HUMILHADOS.

CHRISTE ELEISON, ELEISON, ELEISON!
CHRISTE ELEISON, ELEISON, ELEISON!

SENHOR QUE INTERCEDEIS POR NÓS
JUNTOS A DEUS PAI QUE NOS PERDOA.

KYRIE ELEISON, ELEISON, ELEISON!
KYRIE ELEISON, ELEISON, ELEISON!

A esta altura você já deve ter percebido o que significa as palavras KYRIE e ELEISON, agora está fácil de compreender. A palavra Kyrie (κύριος) que é GREGA vem de Kyrios que significa SENHOR.

Já a palavra ELEISON (ελεησον), também do GREGO, quer dizer “TENHA PIEDADE” ou mesmo “TENDE PIEDADE”.

Portanto KYRIE ELEISON quer dizer “SENHOR TENHA PIEDADE” e logicamente é por isso que ela é cantada no momento do ATO PENITENCIAL.

Cada canto litúrgico possui sua mensagem e e seu momento adequado na celebração da Santa Missa. É por esta e  outras razões que os cantos não deve-se basear apenas no gosto do grupo de canto.

As músicas devem expressar cada momento da celebração. Um outro ponto que gosto de considerar é que muitas vezes as pessoas estão preocupadas em novos cantos.

Aprender novos cantos é bom, mas na maioria das vezes pode ser traumático para a comunidade. Sem uma catequese para com a comunidade, no sentido de introduzir aos poucos novos cantos, pode dar um resultado desastroso.

E as vezes a comunidade nem mesmo quer novos cantos, já estão acostumados, gostam de cantar o que todos já cantam, então uma serenidade neste sentido é de extrema importância, pois respeita o MOMENTO CERTO DO CANTO e também a própria COMUNIDADE.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do Blog:

Obrigado por sua visita. Deixe logo abaixo seu comentário com suas críticas e sugestões. Você também pode receber as atualizações do blog deixando sua assinatura. Um grande abraço.  Se você desejar veja aqui músicas para as celebrações nas Santas Missas.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES
Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

2 Comentários

  1. Alex Hoffmann disse:

    É importante lembrar que esta aclamação não tem um sentido penitencial em si, como atualmente lhe atribuído por muitos, o que serviu de tema para muitos debates por ter sido incluído como ato penitencial. Trata-se, sim, de uma invocação aclamativa à misericórdia divina, que pode ser para o perdão dos pecados, para suplicar a proteção divina ou para proclamar alegremente a bondade divina para conosco. No contexto celebrativo Eucarístico, o “kyrie eleison” é um louvor ao “senhorio” de Jesus Cristo, o qual é proclamado como Kyrios (ele é o Senhor) e como Christós (ele é o Ungido do Pai, pelo Espírito Santo; o Cristo de Deus).
    Portanto, o Kyrie não é ato penitencial.