CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA KYRIE ELEISON CANTADA NA MISSA

Kyrie Eleison é uma das músicas mais cantadas nas celebrações Eucarísticas. Seu significado é bastante evidente, já que é cantado em um momento oportuno na Santa Missa.

As palavras que usamos na nossa Liturgia sempre possuem suas raízes no grego, hebraico e também no latim. Gosto sempre de falar sobre este assunto, pois sempre estamos repetindo estas palavras e não sabemos seu significado.

kyrie eleison cantado no ato penitencial na santa missa

KYRIE ELEISON – PERDÃO SENHOR

Existem vários cantos Litúrgicos em que dizemos as palavras Kyrie Eleison, e sua expressão está intimamente ligada ao momento de pedido de perdão (Ato Penitencial) na Santa Missa.

Veja abaixo uma das músicas mais cantadas em nossas Liturgias:

SENHOR QUE VIESTE SALVAR
OS CORAÇÕES ARREPENDIDOS.

KYRIE ELEISON, ELEISON, ELEISON!
KYRIE ELEISON, ELEISON, ELEISON!

O CRISTO QUE VIESTE CHAMAR
OS PECADORES HUMILHADOS.

CHRISTE ELEISON, ELEISON, ELEISON!
CHRISTE ELEISON, ELEISON, ELEISON!

SENHOR QUE INTERCEDEIS POR NÓS
JUNTOS A DEUS PAI QUE NOS PERDOA.

KYRIE ELEISON, ELEISON, ELEISON!
KYRIE ELEISON, ELEISON, ELEISON!

A esta altura você já deve ter percebido o que significa as palavras KYRIE e ELEISON, agora está fácil de compreender. A palavra Kyrie (κύριος) que é GREGA vem de Kyrios que significa SENHOR.

Já a palavra ELEISON (ελεησον), também do GREGO, quer dizer “TENHA PIEDADE” ou mesmo “TENDE PIEDADE”.

Portanto KYRIE ELEISON quer dizer “SENHOR TENHA PIEDADE” e logicamente é por isso que ela é cantada no momento do ATO PENITENCIAL.

Cada canto litúrgico possui sua mensagem e e seu momento adequado na celebração da Santa Missa. É por esta e  outras razões que os cantos não deve-se basear apenas no gosto do grupo de canto.

As músicas devem expressar cada momento da celebração. Um outro ponto que gosto de considerar é que muitas vezes as pessoas estão preocupadas em novos cantos.

Aprender novos cantos é bom, mas na maioria das vezes pode ser traumático para a comunidade. Sem uma catequese para com a comunidade, no sentido de introduzir aos poucos novos cantos, pode dar um resultado desastroso.

E as vezes a comunidade nem mesmo quer novos cantos, já estão acostumados, gostam de cantar o que todos já cantam, então uma serenidade neste sentido é de extrema importância, pois respeita o MOMENTO CERTO DO CANTO e também a própria COMUNIDADE.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do Blog:

Obrigado por sua visita. Deixe logo abaixo seu comentário com suas críticas e sugestões. Você também pode receber as atualizações do blog deixando sua assinatura. Um grande abraço.  Se você desejar veja aqui músicas para as celebrações nas Santas Missas.

Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou católico e amo a Igreja. Gosto de teologia e me interesso por catequese de adultos.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

2 Comentários

  1. Alex Hoffmann disse:

    É importante lembrar que esta aclamação não tem um sentido penitencial em si, como atualmente lhe atribuído por muitos, o que serviu de tema para muitos debates por ter sido incluído como ato penitencial. Trata-se, sim, de uma invocação aclamativa à misericórdia divina, que pode ser para o perdão dos pecados, para suplicar a proteção divina ou para proclamar alegremente a bondade divina para conosco. No contexto celebrativo Eucarístico, o “kyrie eleison” é um louvor ao “senhorio” de Jesus Cristo, o qual é proclamado como Kyrios (ele é o Senhor) e como Christós (ele é o Ungido do Pai, pelo Espírito Santo; o Cristo de Deus).
    Portanto, o Kyrie não é ato penitencial.