FAÇA VOCÊ MESMO SUA CAPELA SISTINA – PEDRO MORALEIDA MINAS GERAIS

postado em: Catequese | 2

Mais uma exposição de “arte” acontece em Belo Horizonte – MG. A exposição do então artista plástico Pedro Moraleira intitulada de Faça Você Mesmo Sua Capela Sistina.

Como não era de se esperar, a tal arte, ataca a Fé, os símbolos religiosos, o sexo, crianças e a animais. Em sua exposição, o artista expressa várias imagens, ao meu ver grotescas, pintadas envolvendo Nossa Senhora.

EXPOSIÇÃO DE PEDRO MORALEIDA: ZOOFILIA E PEDOFILIA

É realmente notório como cada vez mais a investida de pessoas que querem a todo custo macular a imagem da Igreja e dos seus símbolos.

Depois do Rio Grande do Sul, São Paulo agora foi a vez de Belo Horizonte na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes.

Houve protesto por parte das pessoas que não acusam a entrada de menores para verem a tal apresentação artística.

exposição de arte em belo horizonte causa tumulto exposição ataca a fé de milhares de pessoas

Na sala de apresentação as pessoas podem notar de modo evidente uma CRUZ no chão com a frase “FAÇA VOCÊ MESMO SUA CAPELA SISTINA“.

O QUE DE FATO É A CAPELA SISTINA

Se você não sabe a Capela Sistina fica na cidade do Vaticano, em Roma. A Capela leva este nome pois homenageia o Papa Sisto IV, dai seu nome, Sistina.

A Capela é muito famosa por sua arquitetura e pintura. Sua decoração artística leva por exemplo o nome do pintor renascentista Michelangelo.

Abaixo você pode conferir uma das visões da famosa Capela que trás várias representações das Sagradas Escrituras. Uma das inspirações da Capela é o Templo de Moises.

capela sistina na cidade do vaticano tem por inspiração o templo de salomão
Fonte: Curiosidades da Capela Sistina

IMAGENS DA EXPOSIÇÃO EM BELO HORIZONTE DE PEDRO MORALEIDA

Algumas pessoas acusam nós católicos por um moralismo, onde não se tolera o nu ou mesmo o  sexo, o que não é verdade. O que estamos criticando é como o nu e o sexo estão sendo apresentados neta “arte”.

Além da forma grotesca e devo dizer ainda ridícula, o uso de símbolos religiosos, a presença de crianças e a completa falta de harmonia.

exposição de pedro moraleida ultrajando nossa senhora
Fonte: O Globo

A imagem acima faz uma suposição a Nossa Senhora. Na gravura encontra-se os dizeres na parte superior “EU QUERO ESSA MULHER ASSIM MESMO OU:”. E na parte inferior da imagem “OS SETE PECADOS CAPITAIS“.

imagens contendo sexo explicito e exposição de crianças em minas gerais
Fonte: O Globo

As diferentes formas de expressões da arte em muitas ocasiões necessitam de interpretações e reflexões. Porém sinceramente, é difícil encontrar um entendimento para o que de fato Pedro Moraleida quer apresentar. Mickey Mouse e o Pato Donald com penis?

seres estranhos na exposição de pedro moraleida
Fonte: O Globo

Na exposição de Pedro Moraleida, encontra-se 3 seres pintados, dois deles aparentemente defecando. O ser do meio, segura algo em suas mãos, a Bíblia talvez?

O ser do meio, ainda aponta para o dizer que está em cima, que diz: “SÃO AS MINHAS PROFECIAS EU REVERENCIO A SANTIDADE SOU MONSTRUOSO“.

Há ainda duas outras frases na mesma imagem: “O JULGAMENTO DE DEUS” e também na parte de baixo “PARA SER UM SER DEUS DEVE SER MERDA“.

pedro moraleida e sua capela sistina em belo horizonte

Na pintura acima de Pedro Moraleida destaca-se as frases “ENFIM, GANHEI A DÁDIVA DIVINA”  e abaixo na pintura encontra-se “A CONSCIÊNCIA DEVE ESTAR LIGADA EM NÓS AO DESEJO SEXUAL E À FOME“.

Parece que Pedro Moraleida quer dizer que existe uma repressão sexual ainda nos dias de hoje, além falta de cumplicidade com os que passam fome. Será isto?

Até onde sei não há a tal repressão sexual, mesmo que os grupos LGBTS digam que sim. Quanto a questão da fome, será que os “partidos políticos” que ficaram no poder por mais de 20 anos não deram conta? Como alardeiam pelos 4 cantos deste pais?

Volto a dizer que a INTOLERÂNCIA, o ódio e a violência não são armas contra esta famigerada arte, mesmo que artistas digam o contrário.

O cantor Caetano Veloso defende a exposição, dizendo que é apenas arte e que tudo não passa de manipulação de partidos políticos. Veja no vídeo abaixo:

Conclusão

Você catequista, agente de pastoral, leigo como eu ou não, instrua sua família, sua paróquia. Mesmo se você for de outra denominação cristã, temos a obrigação de não permitir que este tipo de “arte” invada nossas escolas e nossas casas.

Volto a dizer que NÃO ESTAMOS CONTRA a exposição de ou mesmo de SEXO, mas a forma  e o envolvimento de CRIANÇAS ou menção a elas.

Você também pode gostar destas outras publicações aqui no Blog:

Obrigado por sua visita. Deixe logo abaixo seu comentário com suas críticas e sugestões. Você também pode receber as novidades do Blog assinando aqui. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

2 Responses

  1. Barbara A. Torres

    Jesus Cristo, na exposição nao entra qualquer um, Existem os monitores e seguranças, onde a criança não tem livre acesso. Que ignorância perigosa! Atiram pedras, sem perceber o contexto. Gente que nao vai a museu, sequer sabe da Arte. Daqui a pouco estão tampando os anjinhos barrocos do Aleijadinho.

    • Marcelo Catequista

      Olá Barbara, obrigado por seu comentário e por expor sua reflexão. Por sua expressão inicial imagino que seja cristã, portanto, viva o Cristo Rei.
      Realmente sobre o acesso de menores há controvérsias entre as pesquisas que fiz, o que irei ratificar. No entanto o universo infantil está exposto, além de todos os expoentes do simbolismo religioso.

      Como eu disse em minha publicação o questionamento nem é com base em crianças terem ou não terem acesso, o que também seria desrespeito, mas a forma expressiva degradação da fé de milhões de pessoas, quem sabe da sua, mesmo que não tenha se sentido ofendida, se for cristã e se de fato amar a Jesus Cristo, conforme foi sua primeira exclamação.

      O nu sempre esteve presente no ambiente artístico, da mesma forma o sexo. Michelangelo levou 3 anos para esculpir de uma pedra bruta Davi, que é nu e não ofende a ninguém.

      Não me lembro, ao menos em minha humilde percepção que possa ter havido algum movimento impedindo o barroco artístico de Aleijadinho. Paz e Bem.

Deixe uma resposta