QUAL FOI O PECADO DE ADÃO E EVA NO PARAÍSO

postado em: Catequese | 0

Algumas pessoas mesmo lendo a Sagrada Escritura não entendem qual foi o pecado de Adão e Eva cometido no Paraíso. O resultante deste pecado foi a expulsão do Paraíso além de outras penas.

Algumas pessoas, mais antigas, ensinam mesmo na catequese que o pecado de Adão e Eva teria sido o sexo, o que não é verdade. Além de não ser verdade, não tem o menor sentido.

O relato da transgressão dos nossos primeiros pais é narrado logo nos primeiro capítulo do Livro de Gênesis. A queda dos nossos primeiro pais também privou o homem de ser plenamente livre.

adão e eva são expulsos do paraíso por terem pecado contra Deus

O PECADO DE ADÃO E EVA NÃO FOI O SEXO

Deus é o autor da família e da união entre um homem e uma mulher. Deus também criou o SEXO que deve ser utilizado com responsabilidade dentro do MATRIMÔNIO.

Encontra-se no Catecismo da Igreja Católica a respeito do sexo e do prazer aos casados (cônjuges): “O próprio Criador… estabeleceu que nesta função (i.é, de geração) os esposos sentissem prazer e satisfação do corpo e do espírito. Portanto, os esposos não fazem nada de mal em pro-curar este prazer e em gozá-lo. Eles aceitam o que o Criador lhes destinou. Contudo, os esposos devem saber manter-se nos limites de uma moderação justa.” (CIC §2363)

Portanto o sexo dentro do SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO constitui em algo absolutamente BOM e deve ser desejável entre o casal.

QUAL FOI O PECADO ENTÃO?

A própria Sagrada Escritura nos dá as pistas necessárias para saber o que levou o homem a perder sua grandeza diante de Deus. O declínio do homem tem sua raiz na escolha de Adão e Eva.

Deus, que é infinito amor, fez o homem LIVRE, em sua liberdade, obviamente não lhe retirou o poder de escolher. Foi na opção de Adão e Eva, que em um primeiro momento DESOBEDECERAM e quiseram ser COMO DEUS.

O relato descrito no capítulo 3 do Livro de Gênesis aponta para a SEDUÇÃO que tira a liberdade de ESCOLHA dos nossos primeiros pais.

Satanás, representado pela serpente, seduz Eva, “QUE VÊ QUE O FRUTO ERA ATRAENTE, BOM PARA SE COMER“, (Gn 3, 6). O mal, em sua maioria irá ter um aspecto de bom.

O pecado de Adão e Eva, também chamado de PECADO ORIGINAL possui raiz na DESORDEM da ordem moral estabelecida por Deus.

Ao pecarem, Adão e Eva, fizeram escolha pelo egoísmo, egocentrismo, não amanda a Deus. Ao rejeitarmos Deus estamos nos colocando acima de Deus.

Quando nos colocamos acima de Deus, estamos assumindo que somos nós “nosso próprio deus”… sereis como deuses, diz a serpente para Eva (Gn 3,5).

CONCLUSÃO SOBRE O PECADO ORIGINAL

O pecado de Adão e Eva, é denominado de PECADO ORIGINAL, pois nele há a raiz para toda a desordem humana. O pecado original, que é apagado no Batismo, nos trouxe as consequências do erro dos nossos primeiros pais.

Todos nós perdemos nossa liberdade quando assumimos o egocentrismo, fazemos de nós mesmo o centro de tudo para nossas vidas. Rompemos desse modo com a caridade.

O egoísmo e o egocentrismo, faz de nós “razão” de tudo e para tudo, excluímos Deus da nossa realidade terrena, que poderá resultar na exclusão da realidade eterna.

O mal com aparência de bem, nos faz míope para o amor de Deus, escolhemos o mal considerando ser algo bom, tornando ai um ciclo vicioso fora de Deus.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do Blog:

Muito obrigado por sua visita. Você pode deixar seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine também o blog e receba as atualizações semanalmente. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta