CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

COMO REZAR A ORAÇÃO DO ATO DE CONTRIÇÃO

O Ato de Contrição é uma oração que geralmente se reza após a confissão dos pecados. Mas nada impede que seja rezado em qualquer momento.

Pode-se rezar o Ato de Contrição no momento da Liturgia Eucarística, no momento do Perdão. Também pode-se fazer esta oração em casa em suas orações pessoais.

ato de contrição é uma oração que o penitente reza após a confissão dos pecados

SOBRE A ORAÇÃO DO ATO DE CONTRIÇÃO

Não existe uma única oração especifica para rezar o Ato de Contrição, existem algumas “formulas” para bem reza-lo. A palavra contrição tem o sentido de ARREPENDIMENTO.

O arrependimento é a matéria principal para receber o perdão dos pecados. Só se recebe o perdão no reconhecimento e no arrependimento dos pecados.

Na oração que se recita o Ato de Contrição se faz alguns propósitos, como:

ORAÇÃO DO ATO DE CONTRIÇÃO

Abaixo você pode conferir e copiar algumas formulas para se rezar e ensinar na catequese o Ato de Contrição:

1º Fórmula

“Ó meu Jesus que morreste na cruz, para nos salvar Eu me arrependo dos meus pecados e prometo não mais pecar. Amém”.

2º Fórmula

“Meu Deus eu me arrependo de vos ter ofendido pois sois tao bom e amável. Prometo com a vossa graça esforçar-me para ser bom.Meu Jesus misericórdia.”

3º Fórmula

“Meu Deus, eu me arrependo, de todo coração de todos meus pecados e os detesto, porque pecando não só mereci as penas que justamente estabelecestes, mas principalmente porque Vos ofendi a Vós, sumo bem e digno de ser amado sobre todas as coisas. Por isso, proponho firmemente, com a ajuda da vossa graça, não mais pecar e fugir das ocasiões próximas de pecar. Amém”.

4º Fórmula

“Meu bom Jesus, crucificado por minha culpa, estou muito arrependido por ter feito pecado, pois ofendi a vós tão bom, e mereci ser castigado neste mundo e no outro; mas perdoai-me, Senhor, não quero mais pecar. Amém”.

Como vocês podem perceber não existe uma única fórmula para se fazer a oração do Ato de Contrição, então você pode usar e ensinar na catequese o que for mais conveniente.

Não é necessário “decorar” esta oração, é bom saber. Caso você for passar para seu grupo de catequese, se for oportuno, você pode utilizar um modelo que vou deixar em um arquivo para você fazer download.

Clique aqui para FAZER DOWNLOAD DO ARQUIVO COM ORAÇÕES DO ATO DE CONTRIÇÃO para imprimir e distribuir na catequese.

frase oração do padre pio

Você também pode gostar destas outras postagens aqui do Blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine também o Blog e receba as atualizações semanalmente em seu e-mail. Um grande abraço.

Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou católico e amo a Igreja. Gosto de teologia e me interesso por catequese de adultos.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

3 Comentários

  1. Vou pensar, pois existem alguns pontos Dogmáticos que são os sacramentos, que esta diretamente ligado a nossa fé.
    Eu sou o outro no outro, por isso o social deve ter a mesmas particularidades e sermos fraternos um com o outro…

  2. Deus nos deu uma síntese para salvação tudo esta no site acima, e ainda acrescento o documento 100 da CNBB QUE nos ensina ser um bom cristão. Deus sabe o que esta faltando para fixar em nosso coraçao e sermos salvos, por isso nos deu essa síntese.