QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA EUCARISTIA – CATEQUESE

postado em: Catequese | 0

A palavra Eucaristia é comum no meio católico, algumas outras denominações cristãs como as luteranas também usam o termo eucaristia.

Alguém poderia lhe perguntar, o que é a Eucaristia. E como resposta, poderia dizer é o Corpo de Cristo. Bem, esta resposta não está totalmente errada, mas não trás o significado da palavra em si.

Existem vários termos que utilizamos em nosso meio católico, mas raramente sabemos seus significados. Saber ou não o significado de algo, pode ajudar na construção do entendimento da própria Fé.

Nesta postagem não será apresentado aqui as “representações” do sentido eucarístico, mas sim o que de fato a palavra na sua raiz significa.

o significado da palavra eucaristia

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA EUCARISTIA

Se você é um catequista, independente de ser de adulto ou infantil, saber alguns significados de nossa Tradição só irá colaborar com a catequese.

A raiz da palavra EUCARISTIA é grega, usamos frequentemente nos momentos líturgicos da celebração da Santa Missa. Eucaristós, no grego e Eucaristia no português, quer dizer AÇÃO DE GRAÇAS.

A “tradução” por assim dizer, quer dizer “ação de graças”, “dar graças” ou “agradecimento”. Pode-se dizer que a Santa Missa é uma Ação de Graças.

Foi na Ceia do Senhor, na instituição da Eucaristia, como Sacramento, que Jesus deu “graças ao Pai”. Podemos confirmar este fato no Evangelho de São Lucas.

“Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim” (Lc 22, 19)

E é claro que na Eucaristia, Jesus se faz presente integralmente de corpo, sangue, alma e divindade.

PORQUE TAMBÉM CHAMAMOS DE COMUNHÃO?

Nós chamamos de COMUNHÃO pois ao receber a Hóstia, em que Jesus se faz presente. Consumimos, comendo e bebendo do Corpo e do Sangue do Senhor.

Ao consumirmos a Hóstia consagrada, estamos nos UNINDO ao Senhor. Deste modo se faz uma COMUM UNIÃO entre nós e o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Desta forma COMUNHÃO.

Você também poderá gostar de ler estas outras postagens aqui do Blog:

Muito obrigado por sua visita. Deixe logo abaixo nos comentários suas críticas e sugestões. Você também pode assinar e receber semanalmente as atualizações do Blog. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta