O BOM DINOSSAURO FILME PARA A CATEQUESE INFANTIL

postado em: Filme | 0

Um filme ou animações são ótimas formas de prender a atenção em qualquer circunstância. Mesmo com o bombardeio de erotismo e degradação da religião.

Mesmo assim, existem vários filmes para um bom uso na catequese infantil, é o caso do filme O BOM DINOSSAURO, este filme, que na verdade é uma animação computadorizada transmite várias mensagens cristãs.

Considero que em cada situação o catequista deve observar a realidade do seu grupo e ver qual a melhor maneira de aplicar um filme como auxílio na catequese.

Claro que você como catequista, não deve de maneira alguma utilizar um recurso como este apenas como um mero artifício de recreação.

A catequese tem um objetivo único, que é introduzir o catecúmeno para os abraços da Igreja e conhecer e amar Nosso Senhor Jesus Cristo.

o filme e animação o bom dinossauro para usar na catequese infantil

FILME: O BOM DINOSSAURO PARA A CATEQUESE

Muitas vezes quando se trata de uma catequese infantil os catequistas podem ficar preocupados em passar o anúncio do Evangelho de forma que prenda a atenção da criança.

E não só prender a atenção da criança, mas também fazer com que ela entenda a verdade que o Evangelho no diz. Assim o uso de pinturas, desenhos recortes e os filmes podem ser uma ferramenta.

O Bom Dinossauro trás vários elementos que podem ser alinhados com o Evangelho que é ensinado pela Igreja, estes elementos são encontrados em várias cenas.

Resumidamente esta animação apresenta a pequena estória de um dinossauro (criança) que perde seu pai em uma tempestade e com isso perde o caminho de casa.

RESUMO DA ANIMAÇÃO

Em busca do caminho de casa, Ario, o dinossauro, encontra uma amizade com um humano (primata) que o cuida e cria como um mascote.

Ario enfrenta vários desafios, como o medo, os maus elementos que o querem “devorar”. Ario, o bom dinossauro, precisa encontrar forças e confiança em si mesmo para retornar para sua casa.

Alguns aspectos que se encontra no filme que são presentes em nossa fé católica e que podem e deve ser abordados na catequese:

  1. Luta pela sobrevivência – valor da vida
  2. Família (Pai, mãe e irmãos)
  3. Lar (referência de grupo social familiar)
  4. Verdadeiras amizade
  5. Enfrentar os medos
  6. Pessoas que querem nos desviar do caminho

Estes e outros elementos você irá encontrar na animação, o Bom Dinossauro, vale a pena pesquisar, assistir e organizar um trabalho na catequese.

CUIDADO COM AS ARMADILHAS

Não utilize um filme, animação ou mesmo uma música sem ter ouvido ou assistido antes. Sempre quando for realizar um trabalho como este, faça suas anotações antes.

Também não cai na armadilha de deixar o momento apenas como descontração. Crianças em uma determinada idade já estão repletas de momentos recreativos.

Portanto, não faça da catequese um mini cinema, faça uma forma de partilha e veja como eles podem observar a animação como algo que está passando uma mensagem do Evangelho.

Procure textos do Evangelho que possam ser alinhados com esta ou algum outro tipo de filme que possa passar no ambiente catequético.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS POSTAGENS:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode receber as atualizações em seu e-mail, assine. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta