O QUE É E O QUE SIGNIFICA O TEMPO DO ADVENTO NA IGREJA

postado em: Igreja Católica | 2

O Advento é um dos tempos que a Igreja celebra em seu ciclo ou calendário Litúrgico. Isto é importante, pois a Igreja não é um barco que fica a deriva. Ao contrário em toda a igreja se celebra uma programação rica nos mistérios da nossa fé.

O Tempo do Advento é celebrado, obviamente nas vésperas natalina, ou seja, no período em que se espera o nascimento do Nosso Senhor Jesus.

tempo do advento e a coroa

ADVENTO: UM TEMPO DE ESPERA EM TODA A IGREJA

A palavra ADVENTO provém do latim e quer dizer VINDA ou CHEGADA. É no Domingo do Advento que se inicia o calendário Litúrgico.

Neste tempo litúrgico a Igreja quer avivar, em nós fiéis, a espera do Senhor que vem chegando com seu nascimento. A duração deste período é de 4 semanas.

Não se tem com exatidão quando foi que o período do Advento ou mesmo a FESTA DO NATAL foi introduzido na liturgia. De forma geral a Igreja celebra o Natal no dia 25 de Dezembro, mas nas tradições do rito oriental, pode ser celebrada no dia 06 de Janeiro.

A COR E OS SIGNIFICADOS DO ADVENTO

Assim como no tempo da QUARESMA a cor de significância no ADVENTO é a cor ROXA, isto se dá pelo motivo de que o advento, também é um tempo de espera.

Assim, como na Quaresma, o tempo do Advento também é de espera “quase penitencial”, mas que também transmite uma alegria. A alegria da vinda do Messias.

A coroa do advento tem em sua origem em festas pagãs, nestas festas geralmente se dava honra a criaturas, como por exemplo o sol.

Mas com a cristianização e a Evangelização da Igreja, apresentando Cristo, como senhor de todas as coisas, Cristo se torna o verdadeiro SOL.

Agora, não se adora uma criatura, mas o SENHOR de todas as criaturas. A coroa agora é a expectativa daquele vem, que nasce para nos salvar.

Basicamente este é o sentido deste tempo litúrgico. A vinda do SENHOR por meio dos seu NASCIMENTO e com isso nos trazer a SALVAÇÃO.

Seu nascimento de forma esperada e esplendorosa e a salvação que veio por meio da sua livre morte. Por isso também usamos a cor roxa.

“Aquele que atesta estas coisas diz: Sim! Eu venho depressa! Amém. Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22, 20)

VOCÊ TAMBÉM IRÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS PUBLICAÇÕES

Muito obrigado por sua visita. Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas nos comentários logo abaixo. Você também pode receber as atualizações do blog assinando. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

2 Responses

  1. Antonio Lucas Henrique de Paiva

    Boa tarde de sábado e um ótimo abençoado domingo pra vc e todos que lhe rodeiam. Salve Maria!

Deixe uma resposta