CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

QUANDO COMEÇA O ANO LITÚRGICO E QUANDO TERMINA – CATEQUESE

O ano litúrgico compreende o clico de todas as celebrações, que também chamamos de tempo. Ao contrário do que possam pensar, estes ciclos não obedece o calendário civil como conhecemos.

O ciclos ou tempos litúrgicos compreendem toda construção do anúncio da vinda do Messias, seu sinais, pregações, morte e ressurreição.

Pode-se dizer que o ano litúrgico é o “calendário litúrgico” em que a Igreja celebra o mistério da salvação na pessoa de Jesus Cristo.

celebração do calendario liturgico

O ANO LITÚRGICO É O TEMPO DA IGREJA

O ano litúrgico inicia no PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO e irá terminar na ULTIMA SEMANA DO TEMPO COMUM, a Igreja neste período irá celebrar solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

O calendário litúrgico é dividido em tempos, que são celebrados com leituras especificas dentro da liturgia, veja abaixo:

  1. Tempo do Advento 
  2. Tempo do Natal 
  3. Tempo Comum ( Primeira parte ) 
  4. Tempo da Quaresma 
  5. Tríduo Pascal 
  6. Tempo Pascal 
  7. Tempo Comum ( Segunda parte )

Os ciclos litúrgicos também estão divididos para as leituras dos Evangelhos. Cada ano é alternado pelas leituras, para esta divisão usa-se as letras do alfabeto.

Desse modo o primeiro ano, é o A, que corresponde ao Evangelho de São Mateus. O ano B, corresponde ao Evangelho de São Marcos. O Evangelho de São Lucas refere-se ao ano C.

  1. Ano A – Evangelho de São Mateus
  2. Ano B – Evangelho de São Marcos
  3. Ano C – Evangelho de São Lucas

O Evangelho de São João é reservado para dias solenes e é proclamando em todos os anos dos três ciclos.

AS CORES USADAS NOS TEMPOS LITÚRGICOS

As cores também são de extrema importância dentro da liturgia. Também dentro da simbologia cristã, as cores representam cada tempo.

As principais cores utilizadas nos tempos litúrgicos são:

Existem outras cores, como por exemplo o Vermelho que é utilizado em dias festivos, como Pentecostes ou em alguma solenidade dedicado aos santos Mártires.

As cores litúrgicas, usada nas celebrações, devem obedecer as nomas do Missal ou o que for estabelecido pela Conferência dos Bispos.

A cor VERDE irá representar a esperança, o tempo de uso desta cor no calendário litúrgico é o COMUM. Já ao cor ROXA é usada em dois momentos.

O roxo será usando no ADVENTO no sentido de recolhimento que prepara os caminhos do Senhor. Outro momento do uso da cor roxa é no tempo QUARESMAL, neste tempo sim, o sentido é penitencial e de conversão.

Já a cor BRANCA será usada no período do NATAL e também no período da Pascoa. A cor DOURADA também pode estar presente nestes mesmos tempos.

como se divide o tempo ou ano litúrgico da igreja

NORMAS LITÚRGICAS

Todo período ou ano litúrgico deve ser regido pelas normas contidas no IGMR (Introdução Geral do Missal Romano). A Conferência dos Bispos, aqui no Brasil a CNBB, pode também ajustar as normas, de acordo com a tradição ou cultura local, porém cabe a aprovação do Vaticano.

Observação: “o Tempo Comum não é tempo vazio. É momento no qual  a Igreja continua a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino.”, como bem ressaltou a CNBB. (Doc 43).

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS POSTAGENS:

Obrigado por sua visita. Deixe logo abaixo seu comentário com suas críticas e sugestões. Assine também o blog e receba as atualizações em seu e-mail. Um grande abraço.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES
Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

6 Comentários

  1. Rosa Maria disse:

    Amei o Blog …sou catequista e acredito que contribuirá para minha formação pessoal…Deus abençoe

  2. Sou catequista e espero colher subsídios suficientes para uma formação de qualidade adequada aos dias atuais.

    • Olá Olegário, muito obrigado por sua partilha aqui no Blog, isto motiva muito o trabalho! Olegário, o melhor subsídio para um catequista é o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, não há outro. Existem sim, materiais que possam lhe dar uma instrução catequética com base no Catecismo. Leia o Catecismo, faça suas anotações. Outro grande caminho para também se chegar ao Catecismo é estudar sobre os primeiro pais da Igreja e sobre a vida dos santos. Espero poder encontra-lo por aqui mais vezes, um grande abraço. E força nesta sua caminhada na catequese.

  3. Tereza Cristina de Holanda Frazao disse:

    Amei, tudo muito bem explicado.Vou utilizar com os meus catequizandos
    Obrigado.