CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

A FRANÇA E SUA LUTA CONTRA O CRISTIANISMO – O AVANÇO DO MATERIALISMO EUROPEU

O Cristianismo em si nasceu no Oriente, mais precisamente na Palestina. No entanto, foi na Europa que o Cristianismo se solidificou e impulsionou o Ocidente.

Com o declínio do Império Romano e o fim das perseguições a Igreja intensificou ainda mais o processo de Evangelização, formando novas comunidades cristãs.

Esta postagem não tem um interesse de se aprofundar em pontos históricos e na formações nas nações Europeias.

Porém, basicamente, toda a expansão evangelizadora e a solidificação da Igreja, esteve em meio a guerras políticas e conflitos religiosos, dentro e fora do Cristianismo.

animação estrela de belém

A FRANÇA E O CRISTIANISMO

A palavra “França” deriva de “Franco” que quer dizer “Livre”. Esta relação com o adjetivo livre, se dá pelo desenvolvimento de um povo de origem “germânica” (alemães).

Inicialmente a França era governada por um regime monárquico (reis). O primeiro rei dos francos foi Pepino III, também chamado de Pepino, o Breve.

Pepino III, o Breve foi ungido por São Bonifácio, que foi o responsável pela expansão do Cristianismo entre os germânicos.

Posteriormente  Pepino, recebeu a coroação pelas mãos do Papa Estevão II. Como você pode perceber, assim como basicamente todos os países da Europa foram inicialmente evangelizados.

O DECLÍNIO DA MORAL CATÓLICA

Para a construção deste tópico, de fato, exigiria uma análise muito mais profunda, da que proponho aqui. No entanto será apenas um ponto de partida para nossa compreensão.

O declínio da moral católica, no Ocidente, possui uma raiz, que exigiria com certeza, uma busca de fontes extensa, o que também não é o foco deste post.

Embora não seja o foco absoluto desta publicação, deixo pistas, para você catequista, ir construindo sua pesquisa.

O declínio da moral católica, se desenrolou ao decorrer dos séculos. Pensamentos contrários a fé cristãs foram surgindo.

Estes pensamentos começaram a tomar força por aqueles que passaram a menosprezar a autoridade da Igreja.

A Igreja, por exemplo, sempre precisou combater e preservar a verdadeira fé das heresias que foram surgindo.

Mas o principal agente, que contribuiu fortemente para o declínio da fé e moral católica é o pensamento marxista e materialista.

O PRINCIPAL PENSAMENTO MATERIALISTA

Diante de tanto confronto existencial, o ser humano, acaba por se desdobrar pela busca de sua felicidade.

A felicidade pode ser interpretada e assimilada de diversas formas em diferentes pessoas. Há pessoas que buscam sua felicidade em relacionamentos, ascensão profissional, na estabilidade financeira ou mesmo na riqueza.

Estas buscas em si, não são maléficas, são aspirações humanas que se desdobram em sua existência.

Contudo a obsessão por estes ou outros elementos de busca, quando se é colocado como a fonte necessária para a felicidade, o Homem acaba por se perder.

O materialismo marxista coloca como ponto de partida da felicidade, não o espiritual, mas sim aquilo que é material.

Sendo assim, para o marxismo, a felicidade é algo que encontramos neste mundo. A felicidade é alcançada a medida do TER.

Nos países Europeus, ao longo dos séculos, passaram a solidificar sua economia, permitindo que as pessoas passassem a ter capacidade, maior que no resto do mundo, sobre tudo nas Américas Latinas.

Não confunda aqui, que a moral cristã incentiva a miséria e a pobreza, mas sim o uso correto dos bens, sabendo que são passageiros e até instrumentos, mas não o fim único e ultimo.

A FRANÇA E A REJEIÇÃO AO CRISTIANISMO

A rejeição ao Cristianismo, que ocorre na França, como também em vários outros países da Europa, assim como na América Latina, vem portanto, se solidificando gradativamente.

Com o pensamento marxista e materialista sendo propagada como o baluarte da libertação humana, a moral e fé cristã deram lugar para a  nova felicidade “uma vida de estabilidade“.

O chamado Estado Laico, por exemplo, é uma das grandes ferramentas do pensamento anti-cristão para entrar em combate com o Cristianismo.

A França por exemplo, mandou retirar, em primeiro momento, uma cruz de uma estátua do Papa São João Paulo II.

frança manda retirar a cruz da estatua do papa joão paulo ii

A França possui uma lei, desde 1905, que faz a separação da Igreja para com o Estado. Caso deseja você pode ver mais detalhes no site El Pais. Note:

O órgão estatal deu ao Governo municipal prazo de seis meses para cumprir sua decisão. No entanto, não terá que retirar toda a estátua, nem sequer o arco. A decisão afeta somente a cruz, uma vez que o Conselho de Estado considero que, “ao contrário do arco, representa um sinal ou emblema religioso, de forma que sua colocação contraria o artigo 28 da lei de 9 de dezembro de 1905 sobre a separação das Igrejas e do Estado”, segundo o veredicto emitido na quarta-feira. El Pais

Existem ainda, vários outros contrastes contra a fé crista que foram sendo disseminados na França e em toda Europa.

No fim do ano de 2017, uma animação infantil, em que o enredo tratava do nascimento de Jesus Cristo na visão dos animais, foi barrado, por se tratar de uma produção “cristã de mais“.

A animação intitulada “A Estrela de Belém” foi barrada na cidade de Langon, situada no estado de Gironte por ser uma animação cristã de mais.

Já aqui no Brasil, a crítica da  Folha de São Paulo, classificou a animação como óbvia e bem bobinha.

crítica da folha de são paulo sobre a animação que foi barrada na frança, estrela de belém

CONCLUSÃO

Esta publicação, quer despertar em você meu amigo catequista, a necessidade de observar este nosso tempo.

Sempre comento aqui nas postagens a necessidades da formação constante do catequista e sua preparação para o processo catequético.

Não podemos ignorar estes fatos como sendo algo simplesmente passageiro. Existe sim, um grupo de pessoas que querem abafar ou até mesmo extirpar o Evangelho do Filho de Deus.

A França é um dos exemplos que entre tantos, que apresentam nitidamente para onde a fé e a moral cristã está sendo dirigida, o esquecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE VER ESTAS OUTRAS PUBLICAÇÕES

HERESIA VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DESTA PALAVRA?

PRESÉPIO: NASCIMENTO DE JESUS COM DOIS JOSÉ – IGREJA

OS TRÊS REIS MAGOS OS PRESENTES E A EPIFÂNIA DO SENHOR

ANIMAÇÃO PARA ADULTOS É ARMADILHA ERÓTICA PARA CRIANÇAS

O BOM DINOSSAURO FILME PARA A CATEQUESE INFANTIL

Muito obrigado por sua visita. Deixe logo abaixo seu comentário com suas críticas e sugestões. Você também pode assinar o blog e receber as atualizações. Um grande abraço.

Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou católico e amo a Igreja. Gosto de teologia e me interesso por catequese de adultos.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

0 Comentários