CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

OS TRÊS REIS MAGOS OS PRESENTES E A EPIFÂNIA DO SENHOR

Os três Reis Magos são personagens que encontramos na narrativa do Evangelho. Embora os reis Magos apareçam uma única vez no contexto evangélico.

Esta narrativa é de grande importância. A presença marcante dos também chamados Magos do Oriente é encontrado no Evangelho de São Mateus (2, 1-12).

Percebemos que a presença dos Reis surge logo no nascimento de Jesus, o que também faz o momento ser ainda mais cheio de sinais.

Os chamados “REIS MAGOS” insere no texto do Evangelho uma forma representativa sobre o nascimento de NOSSO SENHOR, que é DEUS. os reis magos vindo do oriente vão até o encontro do nascimento do messias

OS REIS MAGOS E A VISITA DO NASCIMENTO DO MESSIAS

A narração do Evangelho de Mateus trás vários sinais importantes sobre a visita dos três Reis Magos. Embora estes sinais sejam importantes, vamos nos fixar apenas no contexto da visita que eles fizeram ao Senhor. Em Mateus encontramos:

“Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.” Evangelho de São Mateus – Bíblia Católica 

Algumas pessoas especulam sobre o termo MAGOS, mas este termo e dentro do contexto quer dizer SÁBIOS. Obviamente os Reis Magos conheciam as profecias acerca do Messias e estavam observando os sinais que apontavam para o nascimento de Jesus. No versículo 11 da narrativa do Evangelho também percebe-se que o três reis sabiam exatamente do que se tratava o acontecimento.

“Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. ” Evangelho de São Mateus – Bíblia Católica 

Ao entrarem no lugar onde se encontravam, São Mateus diz que eles PROSTRARAM-SE para o ADORAR. Fica óbvio que os magos do oriente sabiam exatamente do que se tratava o acontecimento que estavam presenciando. Jesus, não era um qualquer, mas aquele de que de fato as Escrituras anunciava.

O PRESENTE DOS TRÊS REIS MAGOS

São Mateus também faz questão de deixar explícito em seu Evangelho, que os Reis, não chegaram de mãos vazias. Jesus, em seu nascimento recebeu 3 PRESENTES, cada um dado por um dos reis. A tradição da Igreja, nos diz o nome deles, que são BALTASAR, MELQUIOR e GASPAR.

Não se sabe ao certo que presente foi dado por quem, mas isso é irrelevante ao analisar o significado de cada presente dado a Jesus. Ainda no versículo 11 do Evangelho, encontramos os presentes que Cristo ganhou que foram: OURO, INCENSO e MIRRA.

Cada um destes presentes possuem um significado teológico dentro da dimensão evangélica. Perceba:

O ouro: Símbolo da realeza. Reis são ornados e agraciados com o ouro que simboliza a majestade. Cristo portanto é Rei.

O incenso: A queima do incenso é realizada em atos litúrgicos, na oração. É oferecido a divindade. Jesus, portanto é Deus.

A mirra: Isto é uma espécie de óleo ou balsamo, que é utilizado para curar feridas ou mesmo para passar nos corpos após a morte por ter propriedades aromáticas. Jesus portanto iria sofrer e morrer. Cada presente dado pelos Reis, possuem um significa dentro desde seu nascimento, morte e ressurreição.

A EPIFANIA DO SENHOR

O sentido da palavra Epifania quer dizer “MANIFESTAÇÃO” ou “APARIÇÃO“. No rito latino ou seja na tradição ocidental, celebramos a manifestação do Senhor que nasceu. Deus Filho se fez homem para toda a humanidade. Deste modo a presença dos Reis Magos acaba sendo fundamental na liturgia. Na tradição oriental a Epifania do Senhor é marcada pelo Batismo do Senhor. presentes dados pelos reis magos outro incenso e mirra

É importante deixar alguns pontos claros, sobre os REIS MAGOS narrados nas Escrituras, que são:

  1. A Sagrada Escritura não diz que os MAGOS de fatos eram REIS
  2. Outro ponto importante, que passa desapercebido, é que também não é dito que são 3 o magos
  3. Não deve-se dizer que é FESTA DOS SANTOS REIS, eles não são SANTOS. 

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS PUBLICAÇÕES

Muito obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine também o Catequese do Leigo e receba as atualizações semanais, um grande abraço.

Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou católico e amo a Igreja. Gosto de teologia e me interesso por catequese de adultos.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

0 Comentários