CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

CONFISSÃO DOS PECADOS: A HUMILDADE DE UMA IGREJA – CATEQUESE

Cristo eleva a prática da Confissão dos Pecados, a dignidade de Sacramento. Um sacramento é um sinal que torna sagrado.

Portanto Sacramento é um sinal sagrado. É um sinal em nós da graça de Deus. A confissão dos pecados restabelece em nós a graça que foi perdida pelo pecado.

Somos todos pecadores. O pecado é uma transgressão é uma ruptura consigo mesmo e com Deus.

A confissão é um ato de humildade que nos leva a felicidade

A BUSCA FELICIDADE

O pecado é uma transgressão com nosso próprio ser, pois deixamos nosso FIM MAIOR que é amar a Deus, para sermos nosso próprio “deus”.

O pecado é sempre um ato egoísta e de orgulho, que nos escraviza e nos mantém longe da verdadeira liberdade.

Por conseguinte, quando não busco viver minha liberdade no amor Eterno, é criado em nosso ser  uma ruptura com o Criador.

Embora todos nós tenhamos sidos criados para pertencermos ao verdadeiro AMOR, nossa liberdade de escolha permite renunciar esta Felicidade.

A renúncia da VERDADEIRA FELICIDADE é concretizada quando somos iludidos por uma FALSA FELICIDADE.

Todos nós nascemos para sermos felizes, mas não em uma felicidade momentânea, física e temporal.

Não há necessariamente nada de ruim, fazermos das coisas deste mundo, elementos para nos sentirmos.

No entanto, quando a busca é incessante por tudo aquilo é material, nos enganamos por uma falsa felicidade, a deste mundo.

Esquecemos aquilo que verdadeiramente somos, desde o princípio da queda do homem, pó.

Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar (Gn 3,19)

Nossa vaidade nos cega, nos convence que temos uma vida eterna neste mundo, até sentirmos o peso do pecado.

CONFISSÃO E HUMILDADE NA RECONCILIAÇÃO

Ao longo de nossas vidas fazemos de nossas conquistas meios para nos esquecermos de nossa fragilidade.

Nossos diplomas, nossas festas, a ascensão profissional, o carro novo, faz de nos marionetes da das nossas próprias fantasias.

As vezes até praticamos atos desumanos, por que vamos perdendo a sensibilidade do outro e deixamos mais fortes a sessão passageira de uma falsa felicidade em nós.

Até que nos deparamos com a realidade deste mundo, o desemprego, a traição, a desilusão amorosa, uma doença e a perca de um ente querido.

A luta é contínua e a persistência por não ser iludidos por nossas sombras fantasiosas é a busca pelo bem maior.

Na carta aos Romanos, Paulo dá pistas para esta realidade do homem que se vê em um constante dilema:

Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita. (Romanos 7, 19-20)

Para tanto é necessário HUMILDADE que nos leve a perceber que de nada adianta neste mundo, a não ser a força que vem do alto.

A humildade nos leva a reconhecer que somos frágeis, que necessitamos de algo que realmente nos dê sentido para esta vida.

Quando percebemos nossa fragilidade, nossa imaturidade diante de Deus, esta mesma humildade nos faz tomar um outro ato mais humilde, confessar.

Sim, é na humildade e é pela humildade que vamos até o Sacerdote, com uma verdadeira contrição (arrependimento) e diante do Cristo dizer, EU PEQUEI.

Confessar-se é um ato de quem age na humilde por amor e por ARREPENDIMENTO de ter-se apartado da FELICIDADE ETERNA.

A confissão é a busca humilde pelo perdão e pela RECONCILIAÇÃO com Deus e com nossa liberdade.

Somos livres quando nossa escolha é por Deus, pois Deus não é a escravidão, mas sim a felicidade que tanto buscamos.

O verdadeiro humilde sempre duvida das próprias virtudes e considera mais seguras as que vê no próximo - Santa Tereza Dávila

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS POSTAGENS:

Obrigado por sua visita. Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode assinar o Blog e receber as atualizações semanalmente. Um grande abraço.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES
Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

0 Comentários