CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

ESTOLA QUAL SEU SIGNIFICADO E POR QUE O PADRE USA NAS VESTES SACERDOTAIS

As vestes dos padres são sempre cheias de ornamentos e com imagens. A estola que também faz parte das estes sacerdotais não é simplesmente um complemento, mas possui um significado maior.

As vestes litúrgicas representam sempre a majestade Cristo e não a do Padre. Cada paramento possui seu significado, nesta postagem será tratado apenas sobre a Estola.

O SIGNIFICADO DA ESTOLA ANTIGO TESTAMENTO

É importante ressaltar que este ornamento não é uma invenção da Igreja. Este paramento possui várias raízes, inclusive bíblica.

A maioria de nós não entende várias formas, figuras, símbolos e gestos que compõem a nossa fé. Quanto mais conhecermos nossas raízes, melhor podemos vivenciar nossa fé.

Podemos encontrar o uso da Estola já no antigo testamento, nas raízes judaicas. O Efóde  por exemplo, é a estola que conhecemos hoje:

O efod será feito de ouro, de púrpura violeta e escarlate, de carmesim e de linho fino retorcido, artisticamente tecidos. (Êxodo 28, 6)

No livro do Êxodo dá-se uma prescrição para o uso de um ornamento que seria dedicado apenas ao sumo-sacerdote.

A estola também foi usado por Davi, personificando também o símbolo da realeza. No livro de II Samuel é descrito:

Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, cingido com um efod de linho. (II Samuel 6, 14)

O Efode tinha um aspecto de revestimento peitoral que era colocado por cima da vestimenta sacerdotal no judaísmo.

efode a estola no antigo testamento

Fonte: (Israel Bíblica Istudies)

O uso do Efóde (Estola) caracteriza o sentido da realeza e também da missão sacerdotal no Antigo Testamento.

A ESTOLA NA IGREJA

Desde o início da Igreja, vários aspectos da religiosidade do judaísmo, também foram absorvidos dentro a liturgia católica. Um exemplo são as leituras dos livros sagrados.

O ministro ordenado, como os Bispos e Padres, são “Revestidos de Cristo”. A Estola em questão, dentro do contexto litúrgico quer designar AUTORIDADE.

Este portanto é o significado do uso da ESTOLA, claro, percebendo seu uso no AT, por profestas e reis, que já designam por si só autoridade.

Este ornamento, que faz parte das vestes sacerdotais, também acompanha as cores de cada tempo, como o Verde, o Roxo, o Branco, também o preto, o rosa e o vermelho.

Quando o Padre está devidamente paramentado, geralmente não se vê a estola, ela fica abaixo de outra veste, a casula.

A Estola também tem outros significados, como a do Bom Pastor, como este adereço fica sobre os ombros, se faz referência as ovelhas do rebanho, que são carregadas pelo seu pastor.

simbolismo da estola o bom pastor

Também é comum vermos os nosso Padres utilizando a Estola para ministrar o Sacramento da Penitência ou Reconciliação.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS POSTAGENS:

Obrigado por sua visita. Você também pode deixar seus comentários logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine também o Blog e receba as novidades em seu e-mail.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES
Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

0 Comentários