CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

HOMILIA DA MISSA O QUE É E O QUE SIGNIFICA – LITURGIA

A homilia é a parte da Santa Missa em que o Padre chama a atenção da assembléia para as leituras que foram proferidas.

Em toda Missa a homilia é proferida, salvo algumas situações, mas em geral a reflexão sobre as leituras são expressas para toda a comunidade.

Existem algumas dúvidas quanto este momento, mas que nesta postagem tentarei falar de forma geral o seu significado.

A homilia é parte da liturgia e deve ser feita por um sacerdote.

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA HOMILIA

A homilia em princípio ocorre logo após das leituras. Porem, nada impede de que o presidente da celebração possa fazer uma reflexão logo no inicio da Missa.

Embora algumas pessoas ainda chamem de “sermão”, o que não é muito adequado, o sentido da palavra HOMILIA quer dizer CONVERSA FAMILIAR.

Então, pode-se dizer que logo após leituras que é em geral uma leitura do Antigo Testamento, o Salmo e depois, geralmente, uma carta Paulina e por conseguinte uma leitura do Evangelho.

Esta conversa familiar, a homilia, irá buscar trazer elementos que tenham relação com as leituras do dia.

QUEM PODE PROFERIR A HOMILIA NA SANTA MISSA

Algumas pessoas tem dúvida sobre este assunto. E isto é fácil de entender já que a maioria dos católicos não conhecem as normas da Igreja.

Bem, vejamos, a Missa é celebrada em partes, esta “conversa familiar” também faz parte da liturgia da Santa Missa.

Existe portanto, uma norma para ser seguida, mesmo que alguns Padres façam o contrário. A Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, na Instrução Inaestimabile Donum, 3 diz:

64. A homilia, que se fez no curso da celebração da santa Missa é parte da mesma Liturgia,[142] «será feita, normalmente, pelo mesmo sacerdote celebrante, ou ele se delegará a um outro sacerdote concelebrante, ou às vezes, de acordo com as circunstâncias, também ao diácono, mas nunca a um leigo. Instrução Inaestimabile Donum.

Perceba, portanto que existe um documento, oficial da Igreja que dá legitimidade somente para os MINISTROS ORDENADOS proferirem a homilia.

O ministro celebrante pode convidar um outro padre, diácono ou Bispo para faze-lo, mas nunca um leigo.

EXISTE ALGUM MOMENTO QUE UM LEIGO PODE?

Se não for em uma Santa Missa, um leigo, pode sim fazer a homilia, como por exemplo em encontros ou celebrações da palavra.

A Igreja sempre se preocupa com o zelo da liturgia e com isso com o papel dos ministros ordenados. Pois cabe a estes a exercerem, por direito sua função.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS POSTAGENS:

Obrigado por visita. Deixe logo abaixo seu comentário com suas críticas ou sugestões. Você também pode assinar o blog e receber as novidades em seu e-mail. Um grande abraço.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES
Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

0 Comentários