CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

A CATEQUESE E A POLITIZAÇÃO DA FÉ NAS PARÓQUIAS – A IGREJA NÃO É UM PALANQUE

A politização da fé está presente basicamente em todas as dioceses, quase que em todas as paróquias.

Para entender primeiro o que é a politização, vamos primeiro entender um pouco do que é fé.

A fé pressupõe algo sobrenatural, algo transcendental. A fé nos faz atingir o que os sentidos não conseguem por si atingir.

No segundo livro ao coríntios, Paulo, inspirado pelo Espírito Santo diz que a Fé nos dá razão das nossas vidas.

Andamos na fé e não na visão. II Cor. 5, 7

a politização da fé dentro da igreja católica está destruindo a moral cristã

A POLITIZAÇÃO DA FÉ

No capítulo 5 versículo 7 da segunda carta aos coríntios, Paulo, já nos diz que a fé nos direciona para aquilo que não vemos.

O fim último do homem não é a matéria, não é esta realidade mesquinha, grosseira que está sujeita a morte.

A fé nos direciona para o TRANSCENDENTE e não para o EMANENTE, para a matéria deste mundo.

Politizar a fé, é querer substituir a verdade da revelação divina por uma falsa verdade, uma mentira.

A politização fé quer nos pregar um Jesus que não é o Jesus da Igreja, mas sim um falso Jesus. Este falso Jesus quer dizer para você:

Cuidado, cuidado com estes que querem lhe apresentar um mundo melhor. Cuidado com estes que querem apresentar um mundo sem miséria.

Estes são os mais miseráveis, querem lhe apresentar um falso Jesus, um Jesus político, um Jesus que não é Deus.
Estes lobos em pele de cordeiro, querem fazer da Igreja, fazer da sua paróquia, fazer da sua catequese um palanque político.

Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo. São João, 18

CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS

Estes falsos profestas querem criar divisões políticas e religiosas. Dizem e professam eles, que se você não estiver do lado deles, você é a favor da corrupção, você é a favor da desigualdade.

Querem eles que você e eu, pense em uma Igreja “solidária”, mas sem o Divino, sem a religião de Cristo.

Utilizam das Sagradas Escrituras como uma forma de politização da fé. Fazem uma leitura da Bíblia como se fosse um livro meramente humano e divino.

Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. São Mateus 7, 15

Não se iluda, estes falsos profestas podem surgir na religião. Estes falsos profetas podem surgir na política. E podem fazer da religião uma politização da encarnação do Filho de Deus.

A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

Amigos catequistas, irmãos católicos e de outras denominações cristãs. A Igreja tem um documento sobre Doutrina Social.

Neste documento, a Igreja repudia TODA FORMA DE MATERIALISMO e também de ESPIRITUALISMO.

O homem não é uma máquina de produção. Mas também não é meramente matéria. O homem tende para o infinito, que é Deus.

130 À pessoa humana pertence a abertura à transcendência: o homem é aberto ao infinito e a todos os seres criados. É aberto antes de tudo ao infinito, isto é, a Deus, porque com a sua inteligência e a sua vontade se eleva acima de toda a criação e de si mesmo, torna-se independente das criaturas, é livre perante todas as coisas criadas e tende à verdade e ao bem absolutos. Doutrina Social da Igreja .

É claro, é obvio que a Igreja é contra a desigualdade, é contra a miséria. Mas jamais a Igreja se colocou como um nivelador político.

A Igreja não é um regulador econômico. Aqueles que usam a Igreja como um instrumento para fazer política, são lobos do nosso tempo.

Denuncie as injustiças, lute por uma sociedade justa, para que todos tenha seus direitos. Mas não faça da sua fé um instrumento partidário e político.

Esta politização da fé tem interferido, de forma pejorativa em nossa Liturgia, nos cantos, na catequese e na formação do leigo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTAS OUTRAS PUBLICAÇÕES

Muito obrigado por sua visita. Deixe logo abaixo seu comentário com suas críticas e sugestões. Assine também e receba as atualizações do Blog. Um grande abraço.

Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou católico e amo a Igreja. Gosto de teologia e me interesso por catequese de adultos.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

3 Comentários

  1. Gostei do post. Que o bom Deus nos proteja

  2. Gostei da explicação. Que o bom Deus nos purifique e nos santifique.