CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

ISAÍAS E A POSSÍVEL PROVA DA EXISTÊNCIA DE UM PROFETA DO ANTIGO TESTAMENTO

O profeta Isaías é um dos mais marcantes em todo o Antigo Testamento. Dê grande importância para o povo judeu, como também para o Cristianismo.

Foi Isaías quem profetizou um dos grandes anúncios da vinda do Messias:

Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco. Isaías 7, 14

Jerusalém descoberta de uma provável prova da existência do profeta isaias

O PROFETA ISAÍAS

Isaías provavelmente viveu ente os anos de 700 e 600 antes de Cristo. Isaías é considerado o “Profeta da Redenção” por predizer a vinda do Salvador, o Messias.

Para nós católicos, a vinda do Messias é concretizada definitivamente em Nosso Senhor Jesus. Para os Judeus o Messias ainda não veio.

Isaías esteve ao meio de guerras, buscava conscientizar as pessoas da sua época que a salvação só poderia vir de Javé.

Eis o Deus que me salva, tenho confiança e nada temo, porque minha força e meu canto é o Senhor, e ele foi o meu salvador. Isaías 12, 2

COMPROVAÇÃO DA EXISTÊNCIA DO PROFETA ISAÍAS?

Foi encontrado em um sítio arqueológico, em Jerusalém, objetos que teriam pertencidos ao Profeta Isaías.

A arqueóloga Eilat Mazar, responsável pela escavação científica, que também é pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém. Encontrou o artefato, visto na imagem a seguir:

Provas da existência do profesta Isaías em uma escavação arqueológicas

Fonte: Jornal o Globo

Foram encontrado vários artefatos, havendo um de destaque que continha a seguinte inscrição “Yesha’yah“, que corresponde ao nome Isaías em Hebraico.

A prova da existência do profeta não é definitiva, pois existe uma dificuldade, por falta de provas, que de fato o artefato trata-se de algo que pertencia a Isaías:

Porque a peça está levemente danificada no fim da palavra NVY, não sabemos se originalmente ela terminava com a letra hebraica aleph — afirmou Mazar. — O que resultaria na palavra em hebraico para “profeta” e identificaria de forma definitiva como uma assinatura do profeta Isaías. A falta desta última letra, entretanto, deixa em aberto esta possibilidade. O nome de Isaías, entretanto, está claro.  Jornal o Globo

Independente da existência de Isaías ou não, a Igreja se fundamenta na Revelação como um todo.

A Revelação que se resulta em Cristo e na sua missão redentora é de fato o principal expoente da Igreja.

A Igreja não precisa de outra prova, que não a do próprio Cristo, mas é bom também saber da ciência suas pesquisas e estudos, quando fortificam a nossa fé.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS PUBLICAÇÕES:

Muito obrigado por sua visita. Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode assinar o blog e receber as atualizações em seu e-mail.

Caso queira se aprofundar no assunto você pode encontrar mais informações em:

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES
Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

0 Comentários