CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

HA! MAS A IGREJA NÃO PENSA MAIS ASSIM – A IGREJA EVOLUIU NÃO VIVE NO PASSADO

A frase é muito comum e tem-se tornado cada vez mais corriqueiro ouvir frases como “A Igreja não pensa mais assim“, “A Igreja evoluiu“. “Este pensamento é coisa do passado“.

É necessário termos muito cuidado com certas frases e comentários. Geralmente ele está associado a uma grande falta de conhecimento ou mesmo relaxamento da fé.

E não se preocupe também com outra frase muito usada em vários contextos sociais, como “Quem vive de passado é museo”.

Será que a doutrina da igreja pode deixar de ser verdadeira ao longo dos séculos? Será que a modernidade pode alterar aquilo que a Igreja sempre foi?

SE OUVIR, QUE IGREJA CATÓLICA NÃO PENSA MAIS ASSIM, SAI FORA QUE É FURADA.

Alguns leigos e até mesmo sacerdotes, impulsionados por um pensamento modernista, alardeiam pelos cantos, frases como esta:

Este era o pensamento da Igreja do passado, precisamos agora….. e vem o blá blá blá.

Estas frases soltas, geralmente está relacionadas como um meio de “afofar” a religiosidade católica. Deixar a doutrina mais mansa.

É exatamente o que está por trás disso, pessoas muitas vezes de boa fé, fazem algum curso ou leem algum livro “católico” e pensam que por ser algum padre ou mesmo estudioso, que tal argumento é verdadeiro.

Bom, de fato, se você conhece pouco da fé católica ou é até mesmo conivente com este tipo de pensamento, isso pode “soar como verdadeiro”. E que na maioria das vezes não é.

A falta de conhecimento doutrinário e da má interpretação dos documentos da Igreja, podem causar uma confusão no meio de catequistas, agentes de pastorais, ministros da eucaristia ou seja em boa parte dos leigos.

Imagine você, em um determinado encontro de formação. Alguém com bom tom de voz, uma boa fala, alguém que trabalha na Igreja a anos, pega no microfone para dar inicio a sua palestra e diz:

A eucaristia é uma partilha entre os irmãos, não é de fato o Corpo de Jesus, nós juntos somos o Corpo de Jesus.

Se você não tiver uma base doutrinária com base no Catecismo da Igreja, você ouvirá a tal fala, sem expressar nenhuma reação. E o pior, tomar como uma informação verdadeira.

E acredite, este tipo de fala, de discurso revestido de uma falsa bondade, está cada vez mais evidente no meio de nossas formações.

A DOUTRINA DA IGREJA É A MESMA

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. (Hb 13, 8)

Jesus, que é Deus, não muda. Nós mudamos, nossa sociedade muda, nossa compreensão das coisas pode mudar. Mas a verdade não muda.

A Igreja que foi edificada por Jesus, mantém aquilo que Jesus deixou para os Apóstolos e confiada para toda a Igreja.

Quando alguém, mesmo por boa vontade diz, “A Igreja não pensa mais assim” pode estar simplesmente repetindo algo que julgou ser “verdade”.

Muitas vezes por darmos crédito as pessoas que ouvimos em formações, pensamos estar ouvindo algo que de fato possa ser verdade. Mas infelizmente, na maioria das vezes não é.

As vezes ouvimos de padres ou formadores, que o pensamento cristão evoluiu, mas devemos tomar cuidado com isto.

Devemos nos perguntar, “evoluiu em relação a que?”. Se alguém estiver falando sobre doutrina católica, sobre moral e fé, fique atento.

 COMO EU POSSO SABER SE O QUE ESTOU OUVINDO É VERDADEIRO

Você pode duvidar de alguma coisa que esteja ouvindo em alguma formação? Sim, claro, você tem todo o direito de duvidar.

Toda vez, que algum formador falar algo relacionado a doutrina católica, observe o discurso. E para saber se é verdade ou não, basta consultar algum documento da Igreja.

A maioria dos documentos da Igreja estão disponível na Internet, não é complicado encontra-los. Você pode fazer uma rápida pesquisa no Google.

Existem dois documentos importantes que você pode consultar na própria internet e que devemos consultar sempre que se tem dúvida, que são:

Como católicos não precisamos e nem devemos ouvir pessoas que “pregam” em nossas paróquias que não tenham sintonia com a doutrina da Igreja.

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. A Igreja não pode alterar aquilo que ela recebeu desde o princípio

UM CATOLICISMO LIGTH

Cada vez mais nós catequistas, com medo de perder pessoas do grupo de catequese, também por má formação, criado uma “religião ligth“.

E o discurso quase sempre é “Deus nos quer felizes” e acaba sendo passado que a título da felicidade, Deus não se importa com o que fazemos de nossas vida.

Lembre-se, Deus não Muda. O pensamento de Deus é imutável. Nossa felicidade está relacionada com o que fazemos com nossa liberdade.

Nossa liberdade está vinculada com a prática de nossas virtudes, dai caminhamos para a felicidade única, que é Deus.

Mas se por acaso alguém disser que você é uma pessoa atrasada. Pergunte para esta pessoa em qual documento da Igreja você pode encontrar que o que ele ou ela diz está sendo ensinado pela Igreja.

Na maioria das vezes, são parágrafos isolados, má interpretação ou até mesmo inexistentes.

CONCLUSÃO

O propósito desta postagem é trazer para você um meio de despertar um senso crítico. De buscar por si só também meios para não cair em ideologias.

Muitos querem apresentar um catolicismo revestido de um “amor” que não é o amor pregado pela Igreja. Um amor sem compromisso.

Um amor em que as coisas sagradas ficaram no passado. Um amor que substitui as virtudes por uma falsa verdade.

E um amor e que não se dá lugar para a doutrina que a Igreja sempre ensinou durante os séculos.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS POSTAGENS:

Muito obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Receba também as atualizações em seu e-mail, cadastre-se. Forte abraço.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES
Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

4 Comentários

  1. Everaldo disse:

    Muito bom, de pleno acordo!

  2. Josiele disse:

    Bom dia, amigo Marcelo
    Gostei muito do seu site, principalmente em relação ao conteúdo, pois tenho interesse de ser catequista após me crismar ano que vem. Acho que poderia ser feito uma reavaliação da apresentação do site, pois percebi que ele tem alguns problemas como links e imagens logo na página principal. Eu até o indiquei para outros leigos que desejam aprender mais sobre o Catolicismo. Assim que tiver novidades, não deixe de postar, certo? Obrigada pelo seu trabalho para os leigos.

    • Olá Josiele, muito obrigado por sua visita e por seu comentário valioso. Que bom que você deseja ingressar na Catequese, a Igreja precisa, carece e muito de bons catequistas. Espero que o meu pequeno trabalho tenha realizado um bom efeito. Muito obrigado também por chamar a atenção sobre o site, tenho consciência deste “defeitos”, infelizmente atualmente sou o único organizador do site e toda esta dinâmica de prover um site é bem custoso no tempo e no recurso financeiro. Mas com o tempo as coisas irão se ajeitando. Mas muito obrigado. Futuramente pretendo evidenciar melhor meu canal do youtube e até mesmo criar uma live. Bem, são planos, um grande abraço.