CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

ENCONTRO DE CATEQUESE – POR QUE SERÁ QUE AS VEZES A CATEQUESE É TÃO CHATA?

Olá meus amigos catequistas! Por que será que as crianças de jovens acham que os encontros de catequese são chatas?

Este tema na verdade  é bem pertinente e gostaria de partilhar com vocês algumas dicas que podem auxiliar no encontro de catequese.

Falar sobre encontro de catequese aqui no  Blog é quase que uma missão, pois acredito e gosto muito da pastoral catequética.

por que será que os encontros de catequese podem ser tão chatos?

COMO PERCEBER SE QUE SEU ENCONTRO DE CATEQUESE É CHATO

Agora é para doer no pé de todo mundo mesmo, inclusive no meu.  Vamos refletir, como podemos perceber que nosso encontro de catequese é chato:

  1. O catequizandos faltam com frequência
  2. Você percebe que a maioria está olhando pela janela ou interessado em outra coisa
  3. O catequista fala mais do que o homem da cobra
  4. O catequista adora dar broncas
  5. Você lê textos longos e no final diz “Viu gente, tá vendo, Deus não gosta….”
  6. Falta de formação do catequista
  7. Você só passa filmes ou músicas meditativas
  8. O catequista é chato mesmo

Ficou incomodado? Bem, são apenas oito itens que com certeza, se pensarmos melhor daria bem mais. O fato que é pode ser, que na maioria das vezes, nós catequistas somos os culpados.

Sabe o que nós queremos, quando iniciamos uma turma de catequese, principalmente de crianças e jovens? Queremos que:

  1. Tenham um coração voltado para Deus
  2. Tenham uma boa relação amorosa com os pais
  3. Respeite o catequista sempre
  4. Prestem atenção no que o catequista como se tudo fosse lindo e perfeito
  5. Que os pais elogiem a catequese
  6. Que nossos encontros sejam o melhor encontro entre os catequistas
  7. Que sejamos perfeitos
  8. E que você não é chato

Bem, sinto muito em dizer, mas se já existiu um tempo assim, este ficou lá atrás. Hoje a maioria das crianças e jovens estão sendo ensinados pela internet ou por professores ateus.

Em nossos tempos, simplesmente uma boa vontade de ser um catequista, não é suficiente. Acredite, não é. A boa vontade deve estar alinhada ao estudo, oração e persistência.

DICAS PARA NÃO SER UM CATEQUISTA CHATO

O conteúdo nesta postagem é abrangente, não importa se você é um catequista de crianças, de jovens ou adultos. As dicas são abrangentes, cada catequista é uma realidade.

Então vamos para algumas dicas para que seu encontro possa ser mais catequizado e voltado para sua realidade como catequista.

NÃO SEJA PREGUIÇOSO

Não importa quanto tempo você já é catequista. Estudar sempre irá lhe fazer bem, conhecer os documentos da Igreja irá lhe dar muito suporte em vários sentidos. Estude.

Se houver encontros de formação na sua paróquia, vá. Mesmo que você considere que eles seja repetitivos e pouco contribuem. Mas se você não ir e não der sua opinião, nada irá mudar.

SE VOCÊ NÃO CONSEGUE, NÃO FAÇA SOZINHO

Sejamos mais humildes, se você percebe que lhe está faltando algo, peça ajuda. Pode ser para entender algum ponto da nossa fé católica.

Pode ser por não saber lidar com alguma situação no grupo de catequese. Enfim, pode ser por vários motivos. Peça ajuda. Se for necessário alguém para caminhar com você.

MATERIAL DE CATEQUESE PARA O CATEQUISTA

Se você usa algum material da Diocese ou para lhe dar suporte ou mesmo porque a paróquia obriga. Utilize, mas saiba utilizar.

Ficar em uma leitura contínua, é massante. Os catequizandos irão de fato se cansar ou pela idade ou mesmo porque o assunto é massante. Mas está no material.

Partilhe a leitura. Não seja o único a falar. Converse com seus catecúmenos. Você como catequista, precisa saber a realidade do seu grupo.

CONHEÇA SEU GRUPO DE CATEQUESE

Um encontro de catequese não é meramente um encontro de moralismo. Nossa catequese precisa ser um caminho para o amor de Jesus.

O foco, o centro e próprio CAMINHO é NOSSO SENHOR, mas para apresenta-lo é necessário, também conhecer nosso grupo. Você pode ter pessoas:

  1. De pais separados
  2. Pais ou mães alcoólatras etc
  3. Pais em conflitos com outras religiões
  4.  Crianças, jovens ou adultos que são inquietas por natureza

Se você não se preocupa com estas questões na sua formação catequética, pense de fato, se o que você deseja é ser catequista.

Somos catequistas, lidamos com pessoas. Pessoas tem histórias, o que precisamos fazer, que é um trabalho árduo, é encontrar estas histórias com Cristo.

Conheça seu grupo de catequese, para que sua catequese não seja chata. Não importa se é uma catequese para crianças, jovens e adultos

MOSTRE TAMBÉM QUE VOCÊ É HUMANO

Deixar o grupo de catequese, também te conhecer, como pessoa, ajuda muito na aproximação entre as pessoas. Partilhe também suas dores.

O catequista, nos encontros de catequese, não precisa se mostrar como um ser angelical, se for oportuno e coerente, apresente sua história e suas experiências como pessoa.

Mostre também seu carinho pelo grupo. Mas acima de tudo, mostre seu zelo pela Igreja, seu amor por Jesus.

PINTURAS E DESENHOS NA CATEQUESE

Se você for um catequista de crianças, as pinturas e desenhos na catequese, assim como outros trabalhos manuais, são práticas empregadas na catequese.

Mas por exemplo, estamos chegando no tempo da Páscoa, jamais associe um desenho de “ovos de páscoa” e “coelhinho da páscoa” com a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Se você, como catequista, passar uma pintura ou desenho com ovos de páscoa, é como se você estivesse endossando para a criança esta que ovos e coelhinhos fazem parte da Cultura e Fé Católica. E não fazem.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS POSTAGENS

Muito obrigado por sua visita. Deixe logo abaixo seus comentários com suas críticas e dúvidas. Você também pode receber as atualizações em seu e-mail, assine. Um forte abraço.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES
Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

2 Comentários

  1. Peçamos ao nosso bom Deus que nos santifique