CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

AVALIAÇÃO PARA CATEQUIZANDOS OU CATECÚMENOS ADULTOS, SERÁ QUE DEVO AVALIAR DESTA FORMA A CATEQUESE?

Isso mesmo, será que é necessário fazer uma avaliação ou prova na catequese de adultos ou infantil, é viável?

Alguns catequistas se preocupam com isso, acredito que esta preocupação se dê por outro motivo. E o motivo é encarar a catequese como uma “escola“.

A catequese não é um período escolar. O catequista não é um professor. Embora os catecúmenos estejam recebendo conhecimento sobe a fé católica. A catequese não e uma escola.

Fazer uma avaliação ou prova para a catequese de adultos ou infantil será que é correto?

AVALIAÇÃO PARA CATECÚMENOS

Bem, se você chegou até aqui, quem sabe é porque tem algumas dúvidas sobre como validar seu conteúdo catequético.

Quem sabe você tem feito esta pergunta, “Será que meus catecúmenos estão aprendendo o que eu estou ensinando”?

Então, você pensa em criar uma prova sobre os sacramentos e quem sabe alguma coisa sobre a doutrina da Igreja.

Mas na catequese as coisas não funcionam assim. Não queremos na verdade que o nossos catequizandos decorem coisas.

O sentido principal de uma catequese é que o amor por Jesus e por sua Igreja seja despertado a tão ponto e se queira Batizar.

E como Batizado na Igreja de Cristo, querer fazer realmente parte deste Corpo Místico de Cristo.

Criar provas ou avaliação não irá garantir que o catecúmeno realmente se despertou para este amor.

Fazer uma prova bem elaborada com questões sobre os sacramentos e doutrina, no máximo vai nos dizer que a pessoa que respondeu estudou seu conteúdo ou não.

O AMOR NÃO É UMA AVALIAÇÃO

Não há avaliação alguma que demonstre o amor que um catecúmeno passou a sentir pela Igreja. O primeiro amor, o amor que encanta e que descobre que Nosso Senhor, tem uma Igreja este nasce na alma.

E pense você, por exemplo, como catequista. Digamos que você crie uma avaliação, contextualizando o conteúdo que você abordou na catequese.

Digamos que todos seus catecúmenos se saiam mau nesta avaliação. Pergunto, com quem está o problema, com o catequista ou com o catecúmeno?

Sim, pois existe estas duas possibilidades, digamos que o catequista, só tem uma boa vontade, mas não tem base catequética  e até mesmo didática para instruir seu grupo.

Como você iria reagir, ao ver que seus catecúmenos, “tiraram nota baixa“? O que nós catequistas precisamos fazer, e lutar para conquistar é criar um vínculo de amor.

UM VÍNCULO DE AMOR

Sempre aqui no blog eu tenho apresentando a importância da formação e do estudo do catequista. Mas algo fundamental, para qualquer catequista é AMAR.

E este amor, é o que fará com que o catequista busque conhecer cada vez mais a Igreja. Busque conhecer os documentos e o catecismo.

Também é este amor que fará o catequista ter uma vida de oração. E se preocupar com seu grupo de catequese, seja ele adulto ou infantil.

E o que é este amor. Caro catequista, não confunda AMOR com um sentimentalismo, eu falo daquele amor que inflama.

Eu falo do amor que quer descobrir cada vez mais a verdade que inflama o coração. Falo do amor que deseja repousar nos braços de Nosso Senhor.

Deste amor que brota por meio do Espírito Santo, fazendo com que todos do seu grupo de catequese desejem sentir deste modo ou até mais de forma intensa.

Estude, forme-se, faça a diferença na catequese, mas tudo isso deve ser sempre regado com o primeiro amor que brotou em seu chamado para a catequese.

Acredito que o amor é a única avaliação que podemos expressar de fato, alguém que não ama, enterrará os sacramentos, mesmo que tenha recebido uma ótima formação.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS POSTAGENS:

Muito obrigado por sua visita, deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode receber as novidades em seu e-mail. Assine o Catequese do Leigo. Abraços.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES
Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

0 Comentários