CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

A NICARÁGUA E A DEPRESSÃO DA IGREJA CATÓLICA – UM TIRO NO PÉ DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO

A Nicarágua é um pequeno país localizado na América central e, nos últimos dias, se tornou pauta dos noticiários.

Esta postagem não pretende fazer uma análise profunda sobre a questão política que envolve a Nicarágua, mas sim buscar apresentar o perigo no qual está envolvido este país.

Várias informações já estão circulando pela internet sobre a situação dramática da Nicarágua, e o que nos tem chamado a atenção é fato de que parte das críticas são sobre a atuação da Igreja Católica neste país.

A NICARÁGUA E A FANTASIA DE UMA TEOLOGIA SOCIALISTA

nicarágua e o sofrimento dos cristãos que sofrem e morrem

Colonizada pelos Espanhóis, a Nicarágua conquistou sua independência no ano de 1821. Assim como vários países da América Latina, sua origem é hispânica, e a religião predominante é Católica.

Adianto ao caro leitor que, desde há muito tempo, a política da Nicarágua está pautada na revolução marxista. E é sobre esta ótica que se encontra todos os acontecimentos político-religioso do país.

Portanto é necessário, ao continuar esta pequena postagem, informar ao leitor que segue o Catequese do Leigo sobre alguns fatos pertinentes aos acontecimentos atuais.

Imagens da Revolução Sandinista

A REVOLUÇÃO SANDINISTA

A Revolução Sandinista, que também é conhecida por “Revolução Nicaraguensse” ou mesmo “Revolução Popular Sandinista“, ocorrida entre os anos de 1979-1990, foi comandada pela FSLNFrente Sandinista de Libertação Nacional.

A FSLN recebe este nome em homenagem ao líder revolucionário comunista, Augusto César Sandino (1895-1934), um guerrilheiro que ficou famoso por sua luta contra a influência americana na Nicarágua.

A Revolução Nicaraguense, bem como a Revolução cubana (1959), e algumas revoluções de países africanos como Argélia (1962), Angola (1975) e Moçambique (1975), esteve sintonizada com o projeto político da antiga União Soviética de ampliação de suas áreas de influência política e ideológica, mundialmente falando.

O contexto dessas revoluções era o da chamada Guerra Fria, na qual de um lado estava a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e, do outro lado, os EUA (Estados Unidos da América).

A Guerra Fria, ao contrário do que podemos imaginar, ainda não terminou. Muito pelo contrário, ainda vivemos em um contexto mundial onde ideologias, visões de mundo, estão em combate.

O caso da Nicarágua é emblemático neste aspecto, pois o que estamos vendo acontecer neste país da América central, no presente momento, é uma investida por parte de um governo revolucionário de esquerda para liquidar os remanescentes do que se chama, pejorativamente, de forças reacionárias (leia-se, valores e instituições tradicionais como a Igreja, por exemplo).

Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, é adepto da Teologia da Libertação, uma “teologia” que subverte o sentido mesmo do cristianismo, neutralizando a busca do transcendente e do sobrenatural pelo cristão.

A FALÁCIA DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO

Portanto, é neste contexto que se encontra o pais que o socialista Daniela Ortega, que se diz católico, se encontra.

De fato, Daniel Ortega não chegou a presidência sozinho, teve um grande apoio do pessoal da Teologia da Libertação.

Um outro ponto que deve ficar claro, é que a Teologia da Libertação tem como proposta “unir” as promessas dos Evangelhos com a realidade política.

Considere, amigo leitor, que este discurso quer simplesmente caracterizar um “socialismo cristão“, que na verdade é incompatível e condenado pela Igreja.

A Teologia da Libertação, considera o Evangelho como um “modelo político” e não como uma Palavra Divina, revelada para a humanidade.

Mesmo, que os adeptos da TL digam o contrário, suas ações e discursos nos mostram isso. Para estes, vivemos em uma constante disputa de classe.

Frente Sandinista de Libertação Nacional - Daniel Ortega - Presidente da Nicarágua

O USO DO TERMO “CRISTÃO”

O uso do termo “cristão” em siglas partidárias é proposital. Mas qual o interesse em classificar um partido político revolucionário como cristão?

A resposta é simples e objetiva, sendo um povo cristão (católicos/evangélicos), usar a roupagem cristã, só tem por finalidade iludir os que de fato consideram o cristianismo algo divino.

Mas não se iludam, católicos, com a roupagem cristã do movimento socialista, pois de fato a Doutrina da Igreja e o pensamento revolucionário são como água e óleo.

E o que vem ocorrendo, não somente na Nicarágua, mas também na Venezuela, é o resultado de um projeto político nefasto e manipulador que busca aliar estas duas realidade tão distintas: cristianismo e socialismo.

Para os adeptos da TL o que vem ocorrendo na Nicarágua, por exemplo, na verdade é algo desesperador, pois é um contra-marketing das ilusões propagadas por esta falsa teologia.

O cristianismo, de fato, nos dá esperança, mas não uma esperança terrena e sim uma esperança transcendental, no sobrenatural. Já para a TL a esperança da humanidade é terrena.

Repare que a pretensão da Teologia da Libertação não é levar-nos até o Cristo Ressuscitado e tão pouco conduzir as almas para o céu, mas sim uma “Libertação Política”.

E para isto usa-se da fé do povo como instrumento, utilizando de símbolos, orações, devoções e o próprio Evangelho.

Repare na imagem abaixo, você encontra-rá símbolos tipicamente encontrados na fé católica sendo usada para promover o sandinismo:

Observe que na faixa está escrito “GRAÇAS A DEUS E A REVOLUÇÃO” é uma junção é proposital. No fundo o que se quer dizer é que a Revolução é o agente transformador, o uso da palavra “Deus” é secundário e estratégico.

CONCLUINDO

Diante dos ataques feito pelo governo de Daniel Ortega aos religiosos católicos, que deveriam ser respeitados e obedecidos por sua posição e dignidade, é impossível não enxergar que o atual líder politico da Nicarágua é claramente um inimigo da Igreja Católica e de toda a sua autoridade.

imagem de jesus cristo que recebeu tiros em uma igreja na Nicarágua

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Obrigado por sua visita. Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode assinar e receber as novidades em seu e-mail. Um grande abraço.

Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou católico e amo a Igreja. Gosto de teologia e me interesso por catequese de adultos.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

0 Comentários