CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

APÓSTOLOS SÃO PEDRO E SÃO PAULO PILARES DA IGREJA DE CRISTO

Os Apóstolos sem dúvida alguma foram os que se deram incondicionalmente por Cristo e sua Igreja. Entre estes dois Apóstolos se destacam, São Pedro e São Paulo.

Grande parte do que sabemos sobre São Pedro e São Paulo encontram-se no Novo Testamento. Pedro foi aquele que andou, falou e conviveu com Jesus.

Paulo, por sua vez, foi aquele que teve um encontro pessoal e místico com Jesus. Paulo, que antes era Saulo, foi um grande perseguidor da Igreja.

Mas um fato não se pode negar. Tanto Pedro como Paulo, de fato CONHECERAM a Jesus, o Homem Deus.

pedro é bispo de roma e primeiro papa já são paulo é chamado de apóstolos dos gentios

SÃO PEDRO E SÃO PAULO APÓSTOLOS DE CRISTO

São Pedro foi o Apóstolo que Cristo confiou as “Chaves do Céu” descrito no Evangelho de S. Mateus (16, 19). Resumidamente, as chaves representam o a autoridade de governar a Igreja sobre a Doutrina e a Moral Crista.

Não se pode negar que Pedro é um dos personagens mais marcantes de todos os Evangelhos e por assim dizer de todo o Novo Testamento.

Pedro era pescador por profissão. Jesus convida Pedro e André para serem pescadores de homens:

Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. (Mt 4, 19)

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE PEDRO

Existem várias outras curiosidades que envolve a pessoa do Apóstolo Pedro, como por exemplo, que o nome de Pedro é citado 191 vezes.

Outro acontecimento relevante, é que pedro foi o primeiro Apóstolo de Jesus a chegar até o sepulcro vazio (Lc 24,12).

O APÓSTOLO PAULO – DE PERSEGUIDOR A MÁRTIR DA IGREJA

Paulo, antes conhecido como Saulo, foi um dos grandes perseguidores da Igreja. Era um homem erudito, estudioso e possuía grande prestígio entre os romanos.

Portanto, Paulo, antes de ser chamado de Apóstolo, possuía um grande ódio pelos cristãos. Paulo presenciou a morte de Santo Estevão, o primeiro Diácono e primeiro Mártir da Igreja.

Acontece, que em uma viagem para Damasco, com a intensão de perseguir a Igreja, Paulo, doravante Saulo, tem um encontro sobrenatural com Cristo.

É contado no livro dos Atos dos Apóstolos que Saulo (Paulo) cai por terra e vê uma grande luz. E que dessa luz saia uma vos, que dizia: “Saulo, Saulo por que me persegues?” (At 9, 4)

Sendo assim, com este encontro “misterioso” com o Senhor, Paulo se aproxima de Cristo de maneira integral, passando de perseguidor para ser perseguido.

Portanto, ao assumir sua condição de cristão, Paulo se dedica integralmente a evangelização, anunciando a Cristo. Paulo foi responsável por cerca e 13 cartas do Novo Testamento, sendo:

  1. Romanos
  2. I Coríntios
  3. II Coríntios
  4. Gálatas
  5. Efésios
  6. Filipenses
  7. Colossenses
  8. I Tessalonicenses
  9. II Tessalonicenses
  10. I Timóteo
  11. II Timóteo
  12. Tito
  13. Filémon
  14. Hebreus, não se tem certeza sobre a autoria desta carta a Paulo.

É provável que a carta aos Hebreus tenha sido escrita por algum discípulo de Paulo, o que não significa que sua composição não seja inspirada.

Paulo foi quem se colocou a disposição de evangelizar outros povos. Este Apóstolo foi responsável por pregar o Evangelho a povos de nacionalidade não judaicas.

Desta forma, Paulo é chamado de Apóstolos dos Gentios, os gentios seriam os gregos, os romanos e povos fora de Israel.

A MORTE DOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO

Ambos os Apóstolos foram Mártires, derramaram seu sangue pela Igreja de Cristo. As mortes de Pedro e de Paulo não são narradas nas Sagradas Escrituras.

Sendo assim, sabemos da morte do Apóstolo São Pedro por relato dos cristãos dos primeiros séculos. É o caso, por exemplo de Orígenes, que viveu entre os séculos I e II da era cristã.

Diz Orígenes: “Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo

Os relatos de Orígenes, assim como os dos grandes Padres da Igreja, compõem a Tradição da Igreja desde os primeiros século.

Eusébio de Cesária, datado do século IV, narra de que o Apóstolo Paulo teria sido decapitado em Roma no reinado do imperador Nero no ano 64.

Abaixo você pode verificar um mapa contendo as viagens do Apóstolo Paulo.

vianges do apostólo paulo pregando o cristo ressuscitado

A festa de São Pedro e São Paulo é comemorado na liturgia no dia 29 de Junho.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTAS OUTRAS POSTAGENS:

Muito obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões nos comentários. Você também, assinar, para receber toda semana as novas postagens do Blog. Um grande abraço.

Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou católico e amo a Igreja. Gosto de teologia e me interesso por catequese de adultos.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

0 Comentários