CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

O QUE SÃO MILAGRES E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA FÉ – CATEQUESE

Falar de milagres em nossos tempos é extremamente complicado. No entanto é algo próprio e inerente a nossa fé católica.

Ao olharmos para os Evangelhos, para os Apóstolos e posteriormente para a história da Igreja, encontraremos vários relatos do sobrenatural.

Sim, falar de milagre é falar do sobrenatural, é falar de algo que vai muito além da realidade humana. Se você gosta deste tema, assim como eu, e deseja falar sobre isso em algum encontro ou catequese, gostaria de fazer uma breve reflexão com você.

Sendo assim, caro leitor do Catequese do Leigo, neste postagem será abordado o significado e a importância do milagre.

Jesus realizou vérios milagres um deles foi a multiplicação dos pães, milagre pode significar sinais, obras ou poder

MILAGRE O QUE SIGNIFICA?

A palavra “milagre” é muito utilizada no Novo Testamento, porém no Antigo Testamento, podemos encontrar várias expressões de fenômenos extraordinários.

No Novo Testamento, pode-se encontrar a referência de Milagre utilizada pelo Evangelista João, como “Semeion”  e “Ergon”.

A palavra Semeion quer dizer SINAL, já a palavra Érgon signififa OBRA, ambas são palavras do grego. Mas também há a presença de um outro termo do grego que referencia milagre, Dynamis.

A palavra Dynama, quer dizer, PODER ou FORÇA. Percebe então, que estas palavras embora sejam distintas, possuem a mesma finalidade.

Conclui-se portanto, que as obras de Jesus se realiza com o poder do alto por meio dos sinais que deixava. Os milagres narrado na Sagrada Escritura, são expressões verdadeiras do amor de Deus.

QUAL A FINALIDADE DOS MILAGRES

A principal finalidade dos milagres é sempre um sentido de conversão e de adesão por Deus. Muitas pessoas ficaram maravilhadas pelas obras que Jesus realizava, mas nenhuma outra ficou tão evidente quanto a multiplicação dos paẽs.

As pessoas, que sofriam e encontraram em Jesus um libertador, querem fazer de Jesus rei, pelo fato de que ele podia saciar a fome.

No entanto alerta a todos para que trabalhassem para o Pão que vem do alto. Percebemos ai que o alimento do corpo é necessário, mas direcionar nossa felicidade para o material, para o perecível é continuar com fome, com fome de Deus.

“Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte.”
São João 6, 15

Posteriormente, as pessoas querem encontrar novamente Jesus, não necessariamente maravilhados pela manifestação do poder de Deus, mas pelo pão.

“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos.” São João, 6, 26.

O autor de qualquer milagre é sempre Deus, que em sua infinita misericórdia nos brinda com suas manifestação de amor e carinho.

Deus se manifesta por meio de sinais sensíveis, em sua maioria desafiando as leis da natureza, que ele mesmo criou.

Queriam fazer de Jesus rei pelos motivos errados, embora possuirmos necessidades próprias de qualquer humanos, Cristo nos diz que ele é o verdeiro Pão.

“Jesus replicou: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.”  São João 6, 35.

Jesus é o verdadeiro alimento, não no sentido figurado, mas no sentido real e amplo da palavra. É na Eucaristia que vivenciamos esta realidade.

OS MILAGRES NA CATEQUESE

Em um mundo cada vez mais materialista, falar de Jesus e de seus milagres é extremamente desafiador. Porém este tema, não pode ficar de fora de um encontra catequético.

Estamos criando pessoas cada vez mais distantes da verdadeira fé em Jesus. Tem-se cada vez mais criado a cultura de que Jesus era um “homem bom”.

Jesus não era uma ideia, não era um líder de ensaios pedagógicos, Jesus É o Filho de Deus. Em uma catequese é necessário deixar isso claro e entendido.

Os Evangelhos narram os milagres realizados por Cristo para dar enfase no seu poder e na sua missão. Deus é o autor da vida, sendo ele o autor de tudo o que existe, tudo se submete a ele.

Não tenha vergonha meu amigo não fale de Cristo como um homem meramente bom, mas antes de qualquer coisa como Deus.

VOCÊ TAMBÉM PODER GOSTAR DESTAS OUTRAS POSTAGENS:

Muito obrigado por sua visita. Deixe logo abaixo suas críticas e sugestões. Você também pode assinar o blog Catequese do Leigo e receber as novidades em seu e-mail. Um grande abraço.

Autor Catequese do Leigo catequesevirtual@gmail.com

Sou católico e amo a Igreja. Gosto de teologia e me interesso por catequese de adultos.

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

0 Comentários