CATEQUESE DO LEIGO

Seja bem vindo ao blog catequese do leigo. Aqui você pode encontrar assuntos relacionados a Igreja. Materiais e discussões sobre catequese.

catequese do leigo - nossa senhora do perpetuo socorro

O SENTIDO DA ORAÇÃO COM DEUS NA VIDA CRISTÃ

“Senhor, ensina-nos a orar ” (Lc 11, 1)

A oração significa uma relação de aliança entre Deus e o homem em Cristo, é a resposta de amor, é a elevação da nossa alma até Deus.

Ele chama incansavelmente para este encontro, assim como chamou Abraão para o combate da fé e Moises para interceder pelo povo.

Orar purifica, aumenta as forças, possibilita a conversa de um simples ser com Deus. Traz a mais singela paz e alegria que um coração poderia sentir em um mundo tão turbulento no qual vivemos.

Este é o sentido da oração, “O nosso coração está irrequieto até encontrar o descanso em ti” (Santo Agostinho). Sendo assim, necessitamos orar em nossa vida, porque precisamos, para clamar, interceder, agradecer e louvar.

Ele nós ensinou a rezar assim como ele rezou

Como fazer uma boa oração?

“Tu, quando orares, entre o teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está escondido” (Mt 6,6).

Não existe uma formula secreta para uma boa oração. Orar é um encontro íntimo, que Deus vai se revelando de formas diferentes para cada um.

Entretanto a três expressões da vida de oração que ajuda neste encontro: oração vocal, meditação e a contemplativa, tendo em comum a entrega do coração.

Oração vocal: Sendo a operação das multidões, ditas por palavras metais ou vocais, mas não dependendo de quantidades, mas sim do fervor da alma. Uma oração vocal que o próprio Senhor Jesus Cristo nos ensinou: “Pai-nosso”.

Meditação: A junção do pensamento, imaginação, emoção e o desejo. Procurando meditar os ministérios de Cristo, fortificando a vontade de seguir a Cristo.

Meditar é estar em total silêncio na presença de Deus, e abandonar-se neste encontro e ouvir o Espírito Santo dentro de você.

Oração Contemplativa:  A expressão mais simples do mistério da prece. Basta pegar o Evangelho, ler e imaginar a cena, o que está acontecendo e falar com Jesus revelando os segredos do coração uma escuta da palavra de Deus.

É possível aprender a orar com a Bíblia?

A Sagrada Escritura tem as mais valiosas, belas e fortes orações que se podem encontrar. Ali podemos usar os acontecimentos bíblicos em nossas orações, assim como acontece nas liturgias das celebrações.

Quando estamos lendo elas, não estamos sozinho, estamos juntamente com milhões de cristãos de todos os lugares, tempos e culturas, também estamos juntamente com Cristo, pois a Ele falamos quando rezamos e a Ele ouvimos quando lemos. Como dizia São Jerónimo: “Desconhecer a Escritura é desconhecer Cristo”.

Oração com a escritura sagrada

Qual é a junção da oração pessoal com a oração da igreja?

A missão de Cristo e do Espírito Santo, que, na liturgia, sacramental da igreja, anuncia, atualiza e comunica o ministério da salvação, prolonga-se no coração de quem reza. A oração interioriza e assimila a liturgia durante e após sua celebração (Catecismo, 2655)”.

A oração particular se fortalece quando se junta a oração da igreja, pois está unida a tantas orações que estão ali presentes, cantando, adorando rezando a um único propósito.

O que as posturas orantes exprimem?

“Os cristãos apresentam a Deus a sua vida através da linguagem corporal”.

Pé: Diante de Deus exprime-se respeito.

Sentado: Escutamos o nosso interior, colocando a palavra em nosso coração, contemplando.

Ajoelhado: É o reconhecimento que depende da graça de Deus.

Prostrando-se: Adorando a Deus.

Unindo as mãos: União com Deus, também originando-se da súplica.

“A oração é um dom da graça e um resposta decidida de nossa parte. Supões sempre um esforço. Os grandes orantes da Antiga Aliança antes de Cristo, como também a Mãe de Deus e os santos com ele, nos ensinam: a oração é um combate” (Catecismo, 2725).

A oração é constante, a amizade que conseguimos com ela é com toda certeza eterna. Vamos sair um pouco do nosso ego de esperar que Ele venha até nós, e vamos ao encontro dele demostrando nosso amor, do mesmo que ele já nos demostrou tantas vezes.

Adentramos no lugar em que Ele esteja, para ficarmos em sua infinita misericórdia, crescendo em nossa fé.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS POSTAGENS:

Muito obrigado, deixe sua mensagem logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode assinar o blog e receber as atualizações em seu e-mail. Um grande abraço.

Autor Catequese do Leigo jhenekopp@gmail.com

Anúncio
ASSINE O CATEQUESE DO LEIGO
POSTAGENS RECOMENDADAS
Anúncio
RECEBA ATUALIZAÇÕES

comment DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO NO CATEQUESE DO LEIGO

0 Comentários